Share This Article
O inverno ainda nem chegou e a cidade de São Paulo já bate, dia após dia, recordes de frio. Se as baixas temperaturas já causam incômodo para quem está dentro de casa, protegido por paredes e debaixo de um quentinho edredom, imagina para aqueles que vivem ao relento.
Pensando nisso, o projeto Entrega por SP lança um desafio: levar para as ruas 1.100 cobertores para aquecer o corpo e o coração dessas pessoas. Não se trata, no entanto, de cobertores convencionais: eles são impermeáveis, para proteger da chuva e do vento, e ainda possuem faixas refletivas para que os moradores em situação de rua possam (finalmente!) ser vistos pela cidade.
Gostou? Tem mais! Os cobertores ainda vêm acoplados a uma mochila para carregar pertences pessoais – como roupas e documentos. A ideia é facilitar o seu transporte, uma vez que grande parte dos moradores em situação de rua anda, todos os dias, quilômetros e mais quilômetros pela cidade – seja para buscar um prato de comida, tomar um banho, procurar emprego ou catar recicláveis.
Criado em 2013, durante um dos invernos mais frios já vividos em São Paulo, o Entrega por SP quer dar esse presente aos moradores em situação de rua no aniversário de três anos do projeto, comemorado em julho. A logística para a produção dos cobertores impermeáveis e mochilas já está pronta: eles serão produzidos com resíduos têxteis, em parceria com o projeto Retalhar, por costureiras da periferia de São Paulo – contribuindo também para a geração de renda local.
O que falta agora é a grana! A ideia está em financiamento coletivo no site Juntos Com Você e, para sair do papel, precisa arrecadar R$ 30.618 até 26/7. Curtiu a iniciativa e quer ajudá-la a virar realidade? Clique aqui para fazer sua doação. Qualquer quantia a partir de R$ 10 vale (e já ajuda muito!). Os financiadores ainda ganham recompensas superbacanas do projeto.
Assista, abaixo, ao vídeo que explica melhor a ideia!
Foto: Thayse Lopes – Fotografia e Pow Jr