Share This Article
O Elevado Costa e Silva, também conhecido como Minhocão, é uma via expressa e movimentada da capital paulista. Em certos pontos, a distância entre o viaduto e as varandas dos apartamentos que ficam ao redor é de apenas cinco metros, o que faz com que seus 3,4 km de extensão causem incontestável impacto na paisagem e na vida dos moradores da região central da cidade.
O viaduto tem horário de tráfego regulamentado em dias úteis, das 6h30 às 21h30, mas é restrito aos finais de semana, quando o espaço vira opção de lazer para os moradores. Pensando nisso, o projeto Novas Árvores Por Aí idealizou uma proposta simples e barata para aumentar a qualidade de vida no local: espalhar plantas por todo o elevado.
Neste primeiro momento, a ideia é plantar espécies nativas de trepadeiras, devido ao baixo custo e rápido crescimento. “Espaços verdes tornam o ambiente muito mais agradável de frequentar. Se o projeto caminhar conforme estamos imaginando e projetando, talvez a gente consiga inclusive instalar uma espécie de sombra para quem vai ao Minhocão nos horários mais quentes”, explica Nik Sabey, publicitário e idealizador do projeto.
Segundo ele, o governo municipal foi consultado sobre a proposta na gestão Haddad: “Nós estivemos com o pessoal da Prefeitura de São Paulo e da Secretária do Verde e eles gostaram da ideia e aprovaram, mas pediram para que não gerasse custos para a administração pública, porque eles não têm esses recursos aprovados ainda”, conta Sabey.
Agora o projeto estuda maneiras de arrecadar dinheiro para sair do papel. “Lembrando que a intenção é que os custos sejam baixíssimos. Custos com mudas, um material ou outro, mas só”, completa Sabey.
O Plano Diretor de São Paulo, elaborado em agosto de 2014, prevê a total desativação do viaduto ou a sua transformação em parque. Saiba mais aqui!