Projeto quer cobrir bordas do Minhocão com trepadeiras para esverdear a cidade

Projeto quer cobrir bordas do Minhocão com trepadeiras para esverdear a cidade
27 jun 2016

O Elevado Costa e Silva, também conhecido como Minhocão, é uma via expressa e movimentada da capital paulista. Em certos pontos, a distância entre o viaduto e as varandas dos apartamentos que ficam ao redor é de apenas cinco metros, o que faz com que seus 3,4 km de extensão causem incontestável impacto na paisagem e na vida dos moradores da região central da cidade.

O viaduto tem horário de tráfego regulamentado em dias úteis, das 6h30 às 21h30, mas é restrito aos finais de semana, quando o espaço vira opção de lazer para os moradores. Pensando nisso, o projeto Novas Árvores Por Aí idealizou uma proposta simples e barata para aumentar a qualidade de vida no local: espalhar plantas por todo o elevado.

Neste primeiro momento, a ideia é plantar espécies nativas de trepadeiras, devido ao baixo custo e rápido crescimento. “Espaços verdes tornam o ambiente muito mais agradável de frequentar. Se o projeto caminhar conforme estamos imaginando e projetando, talvez a gente consiga inclusive instalar uma espécie de sombra para quem vai ao Minhocão nos horários mais quentes”, explica Nik Sabey, publicitário e idealizador do projeto.

Segundo ele, o governo municipal foi consultado sobre a proposta na gestão Haddad: “Nós estivemos com o pessoal da Prefeitura de São Paulo e da Secretária do Verde e eles gostaram da ideia e aprovaram, mas pediram para que não gerasse custos para a administração pública, porque eles não têm esses recursos aprovados ainda”, conta Sabey.

Agora o projeto estuda maneiras de arrecadar dinheiro para sair do papel. “Lembrando que a intenção é que os custos sejam baixíssimos. Custos com mudas, um material ou outro, mas só”, completa Sabey.

O Plano Diretor de São Paulo, elaborado em agosto de 2014, prevê a total desativação do viaduto ou a sua transformação em parque. Saiba mais aqui!



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *