Projeto oferece oficinas de profissionalização para mulheres no Ceará

Projeto oferece oficinas de profissionalização para mulheres no Ceará
20 out 2020

Neste mês celebramos o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, data para reconhecer a luta das pessoas que vivem na pobreza e alertar sobre os problemas da desigualdade social. Segundo dados do Banco Mundial, as consequências da pandemia do novo coronavírus podem levar na cerca de 100 milhões de pessoas para a extrema pobreza. A Child & Family Foundation reconhece esse desafio global e tem trabalhado ativamente com 95 projetos para apoiar a educação, ajudar a criar oportunidades e cuidar do futuro de milhares de jovens, crianças e famílias carentes em todo o mundo.

De acordo com o Banco Mundial, “a crise da COVID-19 terá um impacto desproporcional sobre os mais pobres, com muitas perdas de empregos, perda de renda, aumento de preços e interrupções de serviços como educação e saúde”. Com isso, famílias que já estavam em situação de vulnerabilidade, enfrentam momentos ainda mais difíceis este ano.

Pensando nisso, o ” Projeto Têxtil”, da ONG Child & Family Foundation, oferece à mulheres da cidade de Parajuru, no estado do Ceará, um centro profissional de aprendizagem com cursos educacionais, oficinas têxteis e os equipamentos necessários para que elas possam se profissionalizar e garantir renda, tão importante neste momento, podendo até alcançar sua independência financeira. Esse projeto começou em 2012 e os lucros provenientes dos produtos vendidos apoiam o trabalho autônomo das mulheres e ajudam na renda das famílias.

O Projeto inclui ainda aulas de como gerir vendas, precificação de produtos, marketing e, ao longo do ano, é oferecido um curso de inglês gratuito. Além de ser um projeto de capacitação profissional, o Projeto Têxtil tem foco na sustentabilidade, pois as alunas reutilizam materiais descartados como velas de barcos, pipas, entre outros.

O Ceará, Estado do nordeste brasileiro, apresenta uma taxa alta de pobreza e desemprego. Na vila de pescadores Parajuru, com cerca 6 mil habitantes, a taxa de desemprego é de cerca de 80%, especialmente entre as mulheres. Com esse projeto, a ONG oferece a chance dessas mulheres receberem formação profissional (cursos de costura e alfaiataria, cursos de artesanato), criando oportunidades.

A Child & Family Foundation beneficia hoje cerca de 38 mil pessoas, com 95 projetos, em 41 países. Sob o mote ‘educação para todos’, a ONG trabalha também construindo escolas em regiões carentes pelo mundo. Anualmente no Brasil e ao redor de todo o mundo, a ONG promove a campanha ‘Angel for a Day’, com voluntários que se inscrevem para fazer um dia de atividades, brincadeiras e doações para crianças carentes de instituições espalhadas pelo Brasil com o intuito de oferecer um dia muito especial para cada uma delas. Neste ano, devido a pandemia, a ação não acontecerá presencialmente, mas, a ONG, juntamente com a empresa que a apoia, a Cashback World, está promovendo campanhas educativas sobre saúde e fazendo doações de alimentos, produtos de limpeza e higiene para as famílias assistidas pelos programas.

“Para nós, na Cashback World, sem dúvida, a educação é a chave para um futuro melhor, e é por isso que trabalhamos apoiando todos os projetos da Child & Family Foundation, que atuam nesse sentido, buscando trazer estrutura e independência para mulheres e famílias no Brasil e no mundo”, comenta Roberto Freire, CEO Américas da myWorld – operadora da Cashback World no Brasil.

A ONG promove, ao longo de todo o ano, campanhas de doação e convida as pessoas a participarem, seja com itens seminovos ou novos para pessoas assistidas pela ONG ou com doações de fundos para fomentar as campanhas da ONG. Para conhecer melhor os projetos e saber mais sobre a Child & Family Foundation, acesse o site: www.childandfamily.foundation.



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram