Categorias: Animais

Universidade do PR desenvolve alimentador para cães de rua e instala em frente ao campus

O crescente número de cães abandonados que circulavam pelas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, localizada em Medianeira, uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, foi o que motivou um grupo de estudantes e professores da instituição a criar o projeto AlimentaCão.

Um dos destaques da iniciativa foi a instalação de um alimentador em frente ao campus, com espaço para água e ração. Além de ajudar os bichinhos a matar a sede e a fome, ele chama a atenção por seu design inovador: um banco de madeira, em formato de osso, inspirado em exemplos aplicados na Colômbia e na Turquia.

A tarefa de repor a água e a ração duas vezes por dia e de limpar o local é dividida igualmente entre todos os integrantes do projeto – assim, não pesa para ninguém. Mas o trabalho vai além: a iniciativa prevê ações de sensibilização na universidade e em escolas municipais, a fim de conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável e da castração.

“Tentamos trabalhar com as crianças a questão da conscientização, da importância do cuidado com os animais, dos impactos do abandono. A ideia é sensibilizá-los para que eles também sejam agentes de disseminação e possam levar esses ensinamentos para dentro de casa”, explica Jéssica Carvalho, líder do projeto.

Focado na melhoria da qualidade de vida dos animais, o AlimentaCão tem três objetivos principais: garantir uma alimentação saudável aos cães de rua a partir do fornecimento e distribuição de água e ração; minimizar a reprodução de cães abandonados por meio da castração social, a ser realizada de forma ética e de acordo com os princípios de proteção ao animal; e sensibilizar a comunidade quanto aos problemas causados pela prática do abandono, além da importância de promover o bem-estar, o cuidado e a responsabilidade com os animais indefesos.

O projeto conta com alguns parceiros, mas está aberto para a colaboração de empresas, órgãos públicos e instituições de ensino. Afinal, só para começar, ração não é nem um pouco barato!

Para saber mais, é só acessar as páginas da iniciativas no Facebook e Instagram.

Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Leave a Comment

Veja Comentários

  • aqui em Rancharia - SP, existe há mais de dois anos um projeto feito com geladeira.
    REforma-se a geladeira e faz abertura, onde se coloca o alimento. Inclusive, todos
    podem colocar ração para o animal na parte interna da geladeira, que automaticamente
    vai caindo dentro do recipiente.

  • Já estava perdendo as esperanças nos estudantes, espero que o projeto escola sem partido venha para melhorar ainda mais a conscientização dessa juventude. Exemplos simples como esse valem mais que mil doutrinas comunistas sem pé nem cabeça...mas esse jovens com a idade acabarão entendendo isso...

  • Nada contra os cães, eu os adoro. Mas não seria mais humano deixar comida para os pobres e carentes pegarem ? Por que não fazer um sopão para os moradores de rua. Cães sem dono na rua nem deveriam existir.

  • Aos Alunos e Professores do Campus UTFPR.. Excelente iniciativa de amor aos animais. Tenha a certeza que todos receberão em dobro este carinho. Vcs são pessoas muito especiais na vida de todos eles. Parabéns!

Compartilhe
Publicado por
Web Rádio Água

Posts recentes

Energia solar mantém crescimento e fica mais atrativa para brasileiros em 2020

Por muitos anos, o governo brasileiro ignorou o potencial da energia solar como fonte limpa,…

11 horas atrás

5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar

Economizar na conta de luz é uma realidade para cada vez mais brasileiros que instalam…

5 dias atrás

Os 5 Principais Motivos Pelos Quais Todos Querem Energia Solar

Gerar a própria energia elétrica é a vontade da grande maioria dos consumidores brasileiros. Segundo…

2 semanas atrás

Países podem ser 100% alimentados por energia limpa, segundo IRENA

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), é possível alcançar um setor elétrico mundial…

4 semanas atrás

11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis

A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e…

4 semanas atrás

Jornada de Agrofloresta: como plantar comida sem veneno e regenerar a Natureza

A Agrofloresta é considerada a agricultura do futuro. É uma nova forma de cultivar alimentos…

1 mês atrás