Share This Article
O crescente número de cães abandonados que circulavam pelas proximidades do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, localizada em Medianeira, uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, foi o que motivou um grupo de estudantes e professores da instituição a criar o projeto AlimentaCão.
Um dos destaques da iniciativa foi a instalação de um alimentador em frente ao campus, com espaço para água e ração. Além de ajudar os bichinhos a matar a sede e a fome, ele chama a atenção por seu design inovador: um banco de madeira, em formato de osso, inspirado em exemplos aplicados na Colômbia e na Turquia.
A tarefa de repor a água e a ração duas vezes por dia e de limpar o local é dividida igualmente entre todos os integrantes do projeto – assim, não pesa para ninguém. Mas o trabalho vai além: a iniciativa prevê ações de sensibilização na universidade e em escolas municipais, a fim de conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável e da castração.
“Tentamos trabalhar com as crianças a questão da conscientização, da importância do cuidado com os animais, dos impactos do abandono. A ideia é sensibilizá-los para que eles também sejam agentes de disseminação e possam levar esses ensinamentos para dentro de casa”, explica Jéssica Carvalho, líder do projeto.
Focado na melhoria da qualidade de vida dos animais, o AlimentaCão tem três objetivos principais: garantir uma alimentação saudável aos cães de rua a partir do fornecimento e distribuição de água e ração; minimizar a reprodução de cães abandonados por meio da castração social, a ser realizada de forma ética e de acordo com os princípios de proteção ao animal; e sensibilizar a comunidade quanto aos problemas causados pela prática do abandono, além da importância de promover o bem-estar, o cuidado e a responsabilidade com os animais indefesos.
O projeto conta com alguns parceiros, mas está aberto para a colaboração de empresas, órgãos públicos e instituições de ensino. Afinal, só para começar, ração não é nem um pouco barato!
Para saber mais, é só acessar as páginas da iniciativas no Facebook e Instagram.
6 Comments
marcos slobodticov
aqui em Rancharia – SP, existe há mais de dois anos um projeto feito com geladeira.
REforma-se a geladeira e faz abertura, onde se coloca o alimento. Inclusive, todos
podem colocar ração para o animal na parte interna da geladeira, que automaticamente
vai caindo dentro do recipiente.
Marcio
muito boa a iniciativa desses alunos e professores, parabéns
Roberto Macedo
Já estava perdendo as esperanças nos estudantes, espero que o projeto escola sem partido venha para melhorar ainda mais a conscientização dessa juventude. Exemplos simples como esse valem mais que mil doutrinas comunistas sem pé nem cabeça…mas esse jovens com a idade acabarão entendendo isso…
Urraco Lavareda
Nada contra os cães, eu os adoro. Mas não seria mais humano deixar comida para os pobres e carentes pegarem ? Por que não fazer um sopão para os moradores de rua. Cães sem dono na rua nem deveriam existir.
Valdir da maia
pensem nas crianças, por favor.
Carlos Salemi
Aos Alunos e Professores do Campus UTFPR.. Excelente iniciativa de amor aos animais. Tenha a certeza que todos receberão em dobro este carinho. Vcs são pessoas muito especiais na vida de todos eles. Parabéns!