Share This Article
A Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, elegeu o projeto brasileiro Reprograma como um dos grandes vencedores de seu prêmio Educação para Mulheres e Meninas, que reconhece iniciativas inspiradoras ao redor do mundo voltadas ao tema.
Atuando na capacitação de mulheres cis e trans de baixa renda na área de tecnologia, o Reprograma busca diminuir a diferença de gêneros no setor. Para tanto, o projeto oferece treinamentos em programação e outras habilidades digitais, além de trabalhar o empoderamento feminino para que as profissionais se imponham no meio, tradicionalmente dominado por homens.
A iniciativa já beneficiou mais de 10 mil mulheres e meninas brasileiras, por meio de treinamentos intensivos e eventos técnicos, promovidos de forma presencial e on-line.
O outro projeto premiado pelo prêmio Educação para Mulheres e Meninas foi o Girl Move Academy, de Moçambique, que busca levar mentoria educacional a adolescentes do país, por meio de ferramentas inovadoras, tais como círculos de irmandade e encontros de apoio intergeracional.
Os vencedores foram selecionados pelo diretor-geral da Unesco, por recomendação de um júri internacional, entre mais de 70 indicações apresentadas pelos Estados-Membros da agência e outras organizações não-governamentais.
Cada um dos projetos premiados recebeu US$ 50 mil para investir na continuação de seu trabalho em prol da educação de mulheres e meninas, contribuindo assim, diretamente, para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU relacionados a Educação e Igualdade de Gênero.
Com informações de ONU News