Share This Article
A ENEL, empresa da multinacional de energia e segunda maior distribuidora do país, lançou em 2019 programa que oferece bônus na conta de luz em troca de materiais recicláveis, tais como papel, plástico, metal e vidro. Em dois anos, a companhia devolveu mais de R$ 700 mil em bônus na conta de luz, ajudando mais de 7 mil clientes e dando destino correto a aproximadamente 2,7 mil toneladas de materiais recicláveis.
O projeto é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU – especialmente os ODS 7, 12 e 13, referentes respectivamente a Energia Acessível e Limpa, Consumo e Produção Responsáveis e Combate às Mudanças Climáticas.
A distribuidora mantém ainda um ecoponto no município de Santo André, no ABC Paulista, que recolhe resíduos eletrônicos, como aparelhos celulares, televisores, liquidificador, chuveiro, entre outros. Localizado no hipermercado Assaí Santo André, na Rua Giovanni Battista Pirelli, nº 1221, o local recebe resíduos de terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Qualquer um pode levar!
Em um ano, cerca de 180 clientes destinaram mais de 5,4 toneladas de resíduos eletrônicos para reciclagem, o que possibilitou a economia de mais de 6,76 MWh de energia, equivalente ao abastecimento de 42 casas durante um mês. Entre outras vantagens da reciclagem de eletrônicos, destacam-se a recuperação de recursos naturais, a reutilização de metais preciosos, a prevenção do descarte incorreto e a diminuição da poluição.