Share This Article
A ENEL, empresa da multinacional de energia e segunda maior distribuidora do país, lançou em 2019 programa que oferece bônus na conta de luz em troca de materiais recicláveis, tais como papel, plástico, metal e vidro. Até hoje, a iniciativa devolveu mais de R$ 700 mil em bônus na conta de luz, ajudando mais de 7 mil clientes e dando destino correto a aproximadamente 2,7 mil toneladas de materiais recicláveis.
O projeto é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e contribui diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos e para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU – especialmente os ODS 7, 12 e 13, referentes respectivamente a Energia Acessível e Limpa, Consumo e Produção Responsáveis e Combate às Mudanças Climáticas.
A distribuidora mantém ainda um ecoponto no município de Santo André, no ABC Paulista, que recolhe resíduos eletrônicos, como aparelhos celulares, televisores, liquidificador e chuveiro, entre outros. Localizado no hipermercado Assaí Santo André, na Rua Giovanni Battista Pirelli, nº 1221, o local recebe resíduos de terça a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Qualquer um pode levar!
No último ano, cerca de 180 clientes destinaram mais de 5,4 toneladas de resíduos eletrônicos para reciclagem, o que possibilitou a economia de mais de 6,76 MWh de energia, equivalente ao abastecimento de 42 casas durante um mês. Entre outras vantagens da reciclagem de eletrônicos, destacam-se a recuperação de recursos naturais, a reutilização de metais preciosos, a prevenção do descarte incorreto e a diminuição da poluição.