‘Uso racional da água’ será incluído no currículo de todas as escolas públicas de São Paulo

‘Uso racional da água’ será incluído no currículo de todas as escolas públicas de São Paulo
11 jan 2016

A importância da conscientização quanto ao uso racional da água e a preservação do meio ambiente também pode ser reforçada em sala de aula. Partindo deste princípio, já a partir do primeiro semestre de 2016, cerca de 1.500 professores da rede municipal de ensino de São Paulo participarão da capacitação Água em Curso – Multiplicadores.

A ação foi oficializada após a formalização de um Termo de Cooperação Técnica de Educação Ambiental entre a Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e a ANA (Agência Nacional de Águas). O curso será ofertado pelo Projeto Água: Conhecimento para Gestão, resultado de um convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a ANA, com apoio da Itaipu Binacional.

Os conteúdos ofertados abrangem seis temáticas:
– Hidrologia e hidrometria;
– Qualidade da água;
– Segurança de barragens;
– Planejamento e gestão de recursos hídricos;
– Educação e participação social;
– e Geoprocessamento, sensoriamento remoto e gestão territorial de recursos hídricos.


“Os professores são disseminadores e os grandes motivadores do engajamento dos jovens. Se o professor não consegue levar esse conteúdo para a sala de aula (tanto de recursos hídricos, quanto de todos os recursos naturais disponíveis) e conscientizar os alunos da importância disso, vai ficando difícil manter estes recursos”, destacou a gerente do projeto, Alexandra da Silva.

Desde 2011, quando foi criado, o Projeto Água: Conhecimento para Gestão já capacitou 18 mil pessoas em todos os Estados brasileiros e países da América Latina, além da Espanha. Outra iniciativa do projeto é o game educativo Água em Jogo, que visa conscientizar a respeito dos conflitos e dificuldades relacionados ao uso e à conservação das águas, formando novas lideranças entre os jovens.

Foto: GlobalPartnership for Education/Creative Commons



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *