Share This Article
A importância da conscientização quanto ao uso racional da água e a preservação do meio ambiente também pode ser reforçada em sala de aula. Partindo deste princípio, já a partir do primeiro semestre de 2016, cerca de 1.500 professores da rede municipal de ensino de São Paulo participarão da capacitação Água em Curso – Multiplicadores.
A ação foi oficializada após a formalização de um Termo de Cooperação Técnica de Educação Ambiental entre a Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e a ANA (Agência Nacional de Águas). O curso será ofertado pelo Projeto Água: Conhecimento para Gestão, resultado de um convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e a ANA, com apoio da Itaipu Binacional.
Os conteúdos ofertados abrangem seis temáticas:
– Hidrologia e hidrometria;
– Qualidade da água;
– Segurança de barragens;
– Planejamento e gestão de recursos hídricos;
– Educação e participação social;
– e Geoprocessamento, sensoriamento remoto e gestão territorial de recursos hídricos.
“Os professores são disseminadores e os grandes motivadores do engajamento dos jovens. Se o professor não consegue levar esse conteúdo para a sala de aula (tanto de recursos hídricos, quanto de todos os recursos naturais disponíveis) e conscientizar os alunos da importância disso, vai ficando difícil manter estes recursos”, destacou a gerente do projeto, Alexandra da Silva.
Desde 2011, quando foi criado, o Projeto Água: Conhecimento para Gestão já capacitou 18 mil pessoas em todos os Estados brasileiros e países da América Latina, além da Espanha. Outra iniciativa do projeto é o game educativo Água em Jogo, que visa conscientizar a respeito dos conflitos e dificuldades relacionados ao uso e à conservação das águas, formando novas lideranças entre os jovens.
Foto: GlobalPartnership for Education/Creative Commons