Professor dedica vida à incentivar leitura e cria Vanteca itinerante em Campo Grande

Professor dedica vida à incentivar leitura e cria Vanteca itinerante em Campo Grande
26 jul 2020

Com o sonho de construir uma cidade de leitores, o professor e psicólogo Ronilço Guerreiro criou a Vanteca: uma biblioteca itinerante que roda os bairros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O sonho começou com a gibiteca, uma biblioteca de histórias em quadrinhos (Gibis), que hoje tem um acervo de mais de vinte mil exemplares.

Além da Gibiteca, que é um triciclo adaptado com um baú recheado de gibis, outras iniciativas foram criadas. Aos sábados, por exemplo, o projeto Livros Carentes coloca uma placa na região central de Campo Grande e distribui cerca de duzentos livros gratuitamente todo sábado. Em todos os terminais de ônibus foram implantamos uma biblioteca onde a própria população doa livros para serem retirados por qualquer leitor que se interesse. Mais recentemente, livros  são “esquecidos” em carros pela cidade.

“Acredito muito na cultura e educação como ferramenta de transformação social”, explica Ronilço. “Aprendi que não é que as pessoas não gostam de ler. É que o livro não chega na mão do leitor! Quando proporcionamos que o livro chegue em suas mãos, ele adora. No lugar onde não tem atrativos na área cultural, a violência vira espetáculo” completa o professor.

O projeto inicial era ter uma kombi para servir de biblioteca itinerante. Para tanto, foi feito uma vaquinha online que não alcançou o objetivo para a compra do veículo. Então a cooperativa Sicredi doou uma van que eles tinham e o dinheiro da vaquinha foi destinado as estantes e as lâmpadas de led na parte interna.

Todos os projetos são mantido com o salário de professor e com apoio de alguns amigos próximos de Ronilço. Mas você também pode colaborar com doações! Acesse o site para saber como.

A Gibiteca fica localizada na R. Francisco Barbato, 180 e fica aberta de segunda à sexta em dois horários: no período da manhã, das 7h às 11h, e no período da tarde das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (67) 99996-5748 ou pelo site https://gibiteca.org.br



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram