Conheça a primeira espécie de tubarão vegetariano de que se tem notícias no mundo

11 jan 2018
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foram surpreendidos por um animal de dieta inesperada. Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas.
Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados. A exceção à regra é o tubarão-de-pala, o primeiro tubarão “vegetariano” de que se tem registro, segundo revela Samantha Leigh, pesquisadora da Universidade da Califórnia. Ela conta que a descoberta chocou a comunidade científica por seu caráter inesperado.
Confira abaixo o vídeo, em inglês, divulgado a respeito da novidade.
LEIA TAMBÉM:
Vegetariano: ser ou não ser?
Os resultados revelaram que cerca de 56% das ervas ingeridas por esses animais foram decompostas pelo intestino dos tubarões e o resto foi excretado, o que evidencia que eles possuem enzimas para digestão de celulose – além das enzimas para digestão de gorduras e proteínas típicas da carne.
Agora os pesquisadores se dedicam a entender como essa transformação aconteceu, uma vez que a alimentação dos tubarões-de-pala costumava ser baseada em crustáceos. Mistérios da natureza…
Foto: Markus/Creative Commons
Você também pode gostar...
Quênia proíbe sacolas plásticas e número de animais marinhos sufocados por elas cai 67% Posted in Animais
Em teste inédito, drones ajudam cientistas a monitorar tartarugas marinhas ameaçadas de extinção Posted in Tecnologia
Depois do risco de extinção… População de onças-pintadas em parque nacional aumenta cerca de 40% em 2 anos Posted in Ambiente
Seca que traz vida! Iniciativa monitora por imagens o dia a dia de animais da Caatinga Posted in Animais

Mattheus Goto
Estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, repórter na COP 23, estagiário no The Greenest Post e apaixonado por música, arte e histórias de vida.