Share This Article
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foram surpreendidos por um animal de dieta inesperada. Em uma investigação, descobriram uma espécie da família do tubarão-martelo, o tubarão-de-pala, que tem alimentação vegetariana, ingerindo apenas ervas marinhas.
Tubarões são conhecidos como temíveis animais carnívoros, sendo geneticamente “construídos” para caçar presas, com dentes afiados e sentidos apurados. A exceção à regra é o tubarão-de-pala, o primeiro tubarão “vegetariano” de que se tem registro, segundo revela Samantha Leigh, pesquisadora da Universidade da Califórnia. Ela conta que a descoberta chocou a comunidade científica por seu caráter inesperado.
Confira abaixo o vídeo, em inglês, divulgado a respeito da novidade.
LEIA TAMBÉM:
Vegetariano: ser ou não ser?
Os resultados revelaram que cerca de 56% das ervas ingeridas por esses animais foram decompostas pelo intestino dos tubarões e o resto foi excretado, o que evidencia que eles possuem enzimas para digestão de celulose – além das enzimas para digestão de gorduras e proteínas típicas da carne.
Agora os pesquisadores se dedicam a entender como essa transformação aconteceu, uma vez que a alimentação dos tubarões-de-pala costumava ser baseada em crustáceos. Mistérios da natureza…
Foto: Markus/Creative Commons