Prédios de Florianópolis podem ser obrigados a ter sistema de captação de água da chuva

Prédios de Florianópolis podem ser obrigados a ter sistema de captação de água da chuva
04 fev 2016

Consegue imaginar quantos litros de água tratada são desperdiçados, todos os dias, para fins não potáveis – como dar descarga, lavar o carro e regar o jardim? Pois todo esse desperdício pode estar com os dias contados – pelo menos em Florianópolis.

A Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei Complementar que determina que novas edificações devem prever a construção de sistema de captação de água da chuva em seus projetos técnicos. Caso contrário, não terão permissão da prefeitura para sair do papel.

A nova medida, que ainda precisa ser aprovada pelo prefeito, valerá tanto para prédios comerciais quanto residenciais, que tenham área construída acima de 200 m². “Além de ser ecologicamente correto, este sistema de captação é viável financeiramente, pois custa em torno de 1% do valor total da obra”, disse o autor do PLC, vereador Pedro de Assis Silvestre, à Agência de Notícias da Câmara Municipal.

É a favor da medida? Também tramita, no Senado Federal, projeto que quer aprovar lei semelhante em todo o Brasil. Afinal, água é um bem muito precioso para deixarmos escorrer ralo abaixo, né não?

Foto: Rodrigo Soldon/Creative Commons 



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *