Share This Article
Depois de Berlim e Paris, chegou a vez de Lisboa aderir à moda dos supermercados a granel (que, na verdade, são da época dos nossos tataravós). A capital de Portugal acaba de ganhar sua primeira mercearia que vende apenas alimentos sem embalagens.
A ideia é evitar o desperdício de comida, uma vez que os clientes podem escolher a quantidade exata que vão comprar, e ainda reduzir a produção de lixo. Das bandejinhas de isopor às caixinhas das pastas de dente, já parou para pensar no tanto de embalagens desnecessárias que jogamos fora todos os dias?
Batizado de Maria Granel, o supermercado ainda oferece mais um benefício aos consumidores: só compra de agricultores orgânicos. Ou seja, os alimentos vendidos ali são livres de agrotóxicos!
Por enquanto, no Brasil, ainda não estamos no nível de Berlim, Paris ou Lisboa, onde já existem supermercados 100% sem embalagens, mas estamos dando bons passos rumo ao fim dos descartáveis. O mais recente deles envolve a grande rede de supermercados Pão de Açúcar, que passou a vender a granel. Um bom começo, não?
12 Comments
ruth
recomendo aos interessados que visitem a zona cerealista em São Paulo (capital), e lá poderão ter a cesso a vários mercados iguais a esse, com benefícios de preço muito mais acessível . Avenida Mercúrio, Rua Santa Rosa e adjacências
MANUELA NASCIMENTO
Senhorita estamos em Portugal OK???? Vá para o seu país se acha que é melhor
ecampo
Isso é inovação,promissora apesar de tratar-se de um repeteco, do século passado.
É por aí. A economia de escala, de embalagens, e pesos a transportar é imensa. O que descartamos de embalagens de um rancho,em casa, é absurdo, e pagamos por isso.Nesta configuração, TODOS, ganham e não desperdiçam.
PRISCILA ALVES
Voltamos a venda a granel
Braz Pedro
Iniciativas como esta devem ser prestigiadas e incentivadas. O planeta está com muito lixo que pode reduzido. A “nossa casa” de ser cada vez mais limpa pois nossos descendentes vão morar aqui!
Raul Almeida
produtos orgânicos da treta pois são produtos que não existem
José Guerreiro
Não sei se estou distraido, mas não consigo saber nem o nome da loja, nem onde fica, alguém me pode ajudar?
Débora Spitzcovsky
Olá, José Guerreiro. Tudo bem?
No post, há o link para o site da loja, que tem mais informações: http://www.mariagranel.com/ 🙂
Abs!
Denise Lopes
Olá José Guerreiro, essa loja fica em Alvalade, uma lateral da Av.da Igreja.
Fabiana Gazaffi
No Emporio Döll na Teodoro Sampaio, 1882 Pimheiros, vendemos a granel e temos vidros disponíveis para reciclagem e recebemos vidros limpos, dos clientes também. Esperamos sua visita.
Salmen
Isso não é modernidade, é retrocesso. Eu vivi esse negocio de “sem embalagem”, pois nos anos de 1.960 e 70 fui “ajudante de balconista” de um grande armazém de secos e molhados, em uma pequena cidade do interior oeste de SP. Os fregueses vinham comprar e traziam sacarias para levar suas compras para casa, pois tudo éra a granel e muitas coisas eram embrulhados em jornal ou papel de pão e amarrados com barbantes. Eu não compraria em uma loja que vende tudo sem embalagens! ! !
Maria rosa
Uma dúvida. Adorei a matéria mas onde são colocados os produtos comprados? Se eu comprar 1kg de arroz por exemplo, levo pra casa cada produto onde?
Sei que posso colocar todos numa sacola reutilizável, Mas e cada produto como fica?