Share This Article
6,2 mil metros quadrados de pura inclusão! Esse é o tamanho da pista de skate construída na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – a maior de toda a América Latina.
Além de uma extensão recorde, ela chama a atenção por uma outra característica muito especial: foi pensada para ser uma oportunidade de lazer e esporte para toda a população – incluindo pessoas com deficiência.
Para tanto, o local oferece equipamentos adaptados para diferentes tipos de deficiências motoras e instrutores treinados para auxiliar o público no uso dos skates especiais. A prática, inclusive, é utilizada para tratamento de fisioterapia das pessoas com deficiência.
A expectativa é de que a pista torne Porto Alegre uma referência mundial no skate. Já pensando nisso, a prefeitura da cidade, que cuida do projeto em parceria com a ONG SkateAnima, convidou uma pessoa para lá de especial para participar da inauguração da pista: a ‘Fadinha’ Rayssa Leal, de 13 anos, que foi medalhista na categoria Skate Street nas Olimpíadas de Tóquio.
Vai, Brasil!
Fotos: Anselmo Cunha