Share This Article
Comer sua própria placenta soa estranho? Acredite! A prática é muito mais comum do que você imagina. Chama-se placentofagia e quase todos os mamíferos praticam por gerações.
Listamos aqui 8 motivos – pregados por placentofagistas! – para você comer sua placenta, que promete ser rica em nutrientes e hormônios (como ferro, vitamina B12, prolactina, oxitocina, prostaglandinas, endorfinas, etc, etc e etc).
1) Sua ingestão ajuda na recuperação do corpo pós-parto, como prevenção de sangramentos, por exemplo.
2) O consumo da placenta reduz as chances da mulher sofrer com depressão pós-parto, pois regula os hormônios de forma natural.
3) Algumas de suas propriedade ajudam na contração de músculos de células mamárias, o que facilita o início da amamentação.
4) A placenta também é forte aliada para a produção de leite, garantindo a quantidade necessária para o desenvolvimento saudável da criança.
5) Estudos recentes revelam que o líquido amniótico e a placenta têm moléculas que ajuda na dor natural que ocorre pouco antes e durante o parto.
6) Se conservada de maneira adequada, a placenta também pode ajudar na menopausa ou nas primeiras menstruações da criança (caso for menina, claro!).
7) Medicina chinesa tradicional utiliza da placenta para tratar doenças, infertilidade, impotência, entre outros.
8) Quem comeu afirma que a placenta parece muito com carne de vaca. Por isso, existem várias receitas que parecem deliciosas, como placenta com brócolis ou à australiana picante. Que tal?
PS: Os praticantes enfatizam que tais benefícios só serão válidos para a mãe e a criança, apesar de não fazer mal para outros possíveis consumidores. Não adianta pedir para a vizinha um pedaço 😛
PS 2: Existem profissionais especializados na coleta e preparação do material orgânico. Eles verificam também se a mãe não tem doenças como HIV e hepatite, por exemplo, para não colocar em risco os amigos que participarão do banquete.
Então, é contra ou a favor? Comente!
Foto: blmurch/Wikimedia Commons
84 Comments
Jade
Ah que nojo! Pelamor! É cada uma que inventam!
nivea
Nao falta mais nada…
Natália Teixeira
E vc tbm tem nojo de fígado de boi produzido na Amazônia desmatada? E nojo de frango que vive apenas 30 dias sem dormir comendo sem parar é recebendo hormônios o tempo todo? Quem sabe tem nojo de coca cola uma bebida que ninguem sabe o q tem dentro, mas com certeza nao dá nem em árvore nem no útero de nenhuma mulher! Não né!
Jessica
Pois é. Hipocrisia, ignorância e preconceito de quem não consegue sair do seu “quadrado”.
Não tem nada de nojento. Nojenta é a nossa desconexão com a Vida!
Barb
Prefiro ter mil doenças, depressão pós parto e sangrar até morrer do que comer isso. Aff daqui uns dias vai ter gente comendo gente.
Juliana
Vai ter não…já tem, vc não ouviu falar da cidade de Garanhuns em Pernambuco onde estavam fazendo coxinhas com carne de gente? Isso foi televisionado e tudo mais…um nojo!!!
Luci
Vc come coisas muuuuito piores e nem faz ideia. Então nao diz que prefere todas essas desgraças a comer isso.
Natália Teixeira
Parabens pela reflexão! Gente comer gente realmente é idêntico a uma mulher debilitada pelo parto e pela amamentação ingerir sua própria placenta, rica em vitaminas, proteínas e minerais! Desperdiçamos todos esses benefícios me parece muito sábio! Fiquei em paz
Elisa
Eu sou vegetariana e comeria a minha placenta. Com tanto que ela esteja em cápsulas, pois não gosto do gosto de carne. Acho estranho ter nojo do próprio corpo, mas não ter nojo de comer cadáveres.
carla
Quando falou q era vegetariana ja sabia q comeria a placenta… ja imagino aquelas vegetarianas feministas chatas parindo sem anestesia no meio do mato e depois comendo a placenta kkkkkk
Luísa
Que grosseiro e preconceituoso seu comentário. Sou vegetariana e não comeria minha placenta, parto é uma decisão pessoal.
Isabela
Ridícula!!!
Joana
É também possível imaginar aquela onívora machista conservadora, que pega DSTs por não usar camisinha durante o sexo só para agradar o marido, se entope de pílula anticoncepcional até ter um AVC, e drogas alopáticas, tomando corte na vagina durante o parto sem a menor necessidade.
Michele
Kkkkk vc come cadáveres cheio de amônia, morto a dias e acha bom.
Victoria
Parindo sem anestesia ? Coisa de feminista ? A senhora obviamente não tem filhos pra achar que quem faz part NORMAL é o prolema…acorda.
Natália Teixeira
Difícil acreditar que você existe, Carla. Quanto ódio num coraçãozinho feminino, que deve estar comprimido entre risadas histéricas. Deve ser difícil ser você. Envio uma chuva de luzes de amor e auto aceitação pra vc minha irmã. Deixa eu te contar uma coisa vc é mulher! Pode escolher uma cesariana, pode escolher um parto cheio de intervenções e pode inclusive nunca ser mãe! Mas sua natureza é parir! Mesmo que você não saiba! Vc pode acreditar no terrorismo médico e achar q não aguenta parir sem anestesia! Mas isso é mentira! E o custo financeiro da anestesia não chega nem perto dos prejuízos pra sua saúde e pro seu bebê. Conheço um bebê que precisou ser ressussitado logo após o parto por conta de anestesia, a mãe morre de arrependimento e culpa. Alem disso sua condição social é de ou se submeter a violência de gênero ou dia após dia sonhar e lutar por igualdade. Vc não está tão longe das feministas. Vc tbm é gente!
Maria Luiza
De acordo, Elisa. Também sou vegetariana, nem carne, nem leite… mas acho comer a placenta uma ideia nova porem perfeitamente natural.
As pessoas comem fígado de galinha, língua de boi, cérebro de bode, e ficam chocadas com isso. Sinto falta de mais coerência.
Micaio
Também sinto falta de coerência.
isabel
tá. voce refoga a placenta na frigideira e tempera com alho e sal para comer???
Natália Teixeira
Pode ser! Tem uma infinidade de receitas pra gente esperta! Pode até inventar!
Natália Teixeira
Para as vegetarianas a placenta é a única carne livre de qualquer sofrimento animal!
Michele
Adorei seu comentario. Comem cadáveres, mas tem nojo do próprio corpo
Ricardo
Placenta em cápsulas? HAHAHAHAHAHA. Vou criar uma indústria disso e ficar rico. Ai que bizarro
Rafaela
A coerência está em entrar pra ” canibalismo”, comer uma parte do próprio corpo ou oferecer ela a outro ser humano é canibalismo. E só é permitido pois a placenta iria ser descartada, eventualmente não fica ainda no corpo da mãe.
Ser onivoro e comer carne animal é uma coisa, comer parte de si é outra.
Ambas são praticas legais e podem ser praticadas por quem quiser. Assim como muitos vegetarianos tem nojo de carne por ser um cadáver animal e não se incomoda de comer plantas mortas, ou até fungos, já q cogumelos são do reino animal e ambos são seres vivos. Pessoas onivoras podem sentir nojo por outra pessoa comer a própria placenta, apesar de consumir carne, ela tem o direito de não consumir a própria.
Vide que seres humanos só se alimentam de seres vivos e a saúde está na quantidade , qualidade e variedade. Comer ou não vai a cargo de quem põe o prato, sentir nojo ou não vai da pessoa que teve contato com.
Natália Teixeira
Vc não vai ficar rico com isso, Ricardo, mas eu e outras mulheres sim! HAHAHA seu preconceito e visão limitada de mercado da nova era não te permite
Cris
Amei sua resposta.
Ruana
Ótima resposta foi exatamente oq eu pensei pois tbm sou vegetariana em transformação para ser vegan
Ana Ester
Disse tudo!!!
Viviane
Hahahahahahaha adoreiiii!!!!
Camila
Que bando de mulher fresca!
Comer carne de vaca suja criada em pasto pode, mas a placenta que nutriu o proprio bebê e tem beneficios medicinais nao pode!
jaqueline n.
Aqui no Japão existe uns suplementos vendidos em cápsulas que são de placenta de porco… eu já usei e realmente são uma maravilha… regulou minha menstruação. Fertilidade. Insônia.. E muitas outras coisas, até dores no corpo. De início nem sabia o que era, achava que era um nome estranho… depois fui pesquisar e realmente era a tal placenta. fiquei em choque, tive nojo, mas continuei o tratamento … já que fazia 2 anos que não menstruava e deu certo… que eles aprimorem e vire febre mundial igual os sucos detox … que aqui já existem há anos… e tem ate suco detox com placenta muito MARA…
Waglânia Frreitas
Super apóio. Hj acham nojento como acharam do leite materno há anos atras.
Rena Peixe-boi
a bicharada toda come, menos o bicho homem, vai entender…
Natália Teixeira
O bicho mulher tbm come! Até o século XVIII era natural na Europa! E ainda é na china. Mas é que perdemos tanto a humanidade q estamos querendo passar pra máquina.
Débora
Como se come a placenta? cozinha como a carne de boi? Cozida ela surte todos esses efeitos listados acima? Porque todos os outros mamíferos que a comem, comem crua.
Lavínia Aya
Ela pode ser batida crua no liquidificador junto com uma vitamina ou suco de frutas. São só alguns pedaços. 🙂
Joana
Como onívoros comem carne? Na natureza animais carnívoros comem carne crua.
Renata
E Tomas leite de vaca???? Cheio de antibióticos! Fora a tristeza do bicho que vive em confinamento!
contatodaclaudia
e cozinhar não tira, eventualmente, os nutrientes e propriedades?
Natália Teixeira
Sim Cláudia, reduz as vitaminas b. Por isso muitas mulheres optam por consumir em cápsulas feitas da placenta desidratada que preserva o máximo de nutrientes.
Claudemir Santana
Sou super a favor! Os animais fazem isso, e eles são 100% mais inteligentes que nós, seres humanos.Se eles fazem instintivamente é porque com certeza existe todos esses benefícios.
Fabio
“Os animais são 100% mais inteligentes que nós, seres humanos”. Diga isso por você e eu acredito e concordo plenamente, mas não generalize.
Robertson Mesquita
1 – Comer a placenta alheia me parece canibalismo…
2 – Eu ainda acho leite materno um negócio nojento…
polly
Inacreditável.. Como pode alguém ter nojo do leite materno que é pura perfeição? ? Sem palavras. .
Camila
Como pode a criatura achar que a coisa mais natural nutritiva e PRÓPRIA pra consumo humano, nos primeiros anos de vida, nojento? Tem explicação isso?
Desconhecido
Acha nojento, mas bebeu quando era neném.
Natália Teixeira
Quando vc era bebê era mais esperto!
Viviane Victor Balieiro
eca q nojooooo
Vivian Pasini
Comeria sossegado! Ué, não comem fígado de boi, peixe cru, língua, coração de galinha… ? Isso sim é nojento. E olha que não sou vegetariana…
leni
Não comeria!!!!!!!!!!
Tamirys
A pessoa come ñ sabendo… Rsrsrsrs.
Luísa
Olha, sou a favor no caso de a mãe tá perdida na floresta e é o que tem depois de dar a luz ou casos extremos, mas assim a mulher iria comer que nem animais, ao natural. Eu já li sobre essa moda de comer placenta e tipo, é placenta gourmet o negócio. Ela é congelada e depois cozida e tal, dai honestamente acho que não faz nenhum sentido. melhor comer as comidas do dia a dia e ponto
tata
cada comentário ridículo! A pessoa prefere morrer? Então não coma fígado de boi, coração de galinha, desova de peixe- o famoso e caríssimo caviar!????? Saiam de dentro de suas caixinhas!!!!
Gre
Quero deixar meu protesto aqui contra essa ignorancia sem tamanho. Mamíferos inferiores também comem o coco de sua prole. Daqui a pouco vai ter gente dizendo que é bom porque coco é orgânico e 100% natural. Ah, que esses loucos vão todos à placenta, ao cocô, e coisas do gênero. Animal é a mãe…
Anne
Verdade!!!
Patty Alves
Olha eu nunca tinha ouvido falar sobre isso de comer placenta …
Pra mim é algo novo , eu comeria se trouxessem benefícios ao meu bebe , porque por mim eu acho desnecessário
Mas é algo em que primeiro prefiro me aprofundar e conhecer melhor pra depois tomar a decisão , mas como minha mãe falou aqui kkk “Temperando bem , que mal tem?” kkkk
nivea
Nojento
no minimo
Nao falta mais nada
Emilia
Aos que deixaram comentários completamente ignorantes, deixo minha experiencia: EU COMI MINHA PLACENTA e achei fantástico (o gosto e os resultados depois). Minha filha nasceu em casa num parto abençoado e eu e meu marido comemos minha placenta crua com shoyu, e realmente parecia sashimi (sem exagero!). E a placenta foi ainda encapsulada e feita uma tintura (pra minha filha usar depois, como dizem no texto). Eu recomendo fortemente, e para fechar só digo uma coisa: acho mil vezes mais nojento comer uma carne de vaca, que foi abatida sei lá quanto tempo antes de chegar à sua mesa e sequer é compatível com nossa espécie (assim como o leite da vaca, que é feito para os bezerros e não para os humanos).
mairamouramiranda
Olá, Emilia. Fiquei curiosa para saber como você obteve essa assistência para tratar a placenta. Isso já é tranquilo de achar aqui no Brasil? Onde conseguir orientação adequada?
Claudia Marcelino
Também comi a minha placenta com shoyo, eu , meu marido e minha parteira, depois congelamos e fizemos um curso para fazer tintura com ela. Usamos essa tintura para todos os tipos de doenças físicas e espirituais, realmente resultados magníficos. Quanto a decisão de comer foi natural para mim, pois ela nao tem gosto ruim, é como carne normal, comi algo que nutriu e carregou meu bebe para que chegasse ao mundo em perfeitas condições, e ainda me proporcionou mais vitalidade e saúde na jornada maternal, realmente fico boba ao ler comentários sobre “que nojo” “canibalismo”, meu deus, comemos carne de vários animais que são sacrificados da maneira mais medonha que existem, cheio de hormônios e químicas que alteram sua composição e vir falar que sou nojenta pq comi algo sagrado, que nutriu meu bem mais precioso e só trouxe benefícios ao meu corpo. É bizarro.
polly
E mais bizarro ainda é falar que tem nojo de leite materno. .
Carolina silva
Você realmente achou que te trouxe benefícios? Estou gestante e comecei a pesquisar a respeito, mas não encontrei ainda quem tivesse praticado, só teoria. Obrigada!
GABRIELE RIBEIRO DA SILVA
Olá Claudia Marcelino. Eu gostaria muito de poder saber mais sobre o assunto.Ainda não tenho filhos, e ,estou construindo uma matéria sobre o assunto.Como você já teve esta experiência, eu gostaria de compartilhar e ajudar a diminuir a ignorância das pessoas a respeito do assunto.
Grata.
simone alves de sousa
nossa parece coisa de ritual de magia negra
Helolopes
Deus nos livre desse absurdo.
É surreal, ridículo, fala sério. Que mais falta? Comer carne humana? O sangue de Jesus tem poder
Calça Thai
Vocês sabiam que na Tailândia acredita-se que a placenta inicialmente deva ser tratada com sal, para garantir sua preservação, depois colocada dentro de um frasco de barro e enterrada?
Carolina silva
Estou gestante e ainda não me convenci de que a placentofagia de fato traz benefícios comprovados, mas eu comeria com certeza se estivesse segura dos benefícios pra mim e/ou pro bebê. Por amor, vale tudo!!!
Sarah
Daqui a pouco será normal comer carne de gente (prática de canibalismo indígena) e quem é muito tapado vai acreditar que também traz benefício. Por favor uma coisa é um animal irracional comer sua placenta outra é um ser humano racional fazer isso,comemos fígado, coraçao de animal outra é eu comer de gente.
Ninguem precisa disso pra ter uma boa recuperação pós parto, Deus já nos fez com uma natureza propria pra isso.
Ana
Coisa mais ridícula!
Maria lopes
É estúpido e completa falta de bom senso. Volta às cavernas.
A Febrasgo não apoia o uso da técnica. O presidente da Comissão de Parto da entidade, João Steibel, diz que não há nenhum estudo científico que comprove o valor nutritivo da placenta a não ser para o bebê, dentro do corpo da mãe. Ele explica que não há como sugerir uma técnica quando não há comprovação da eficácia dela.
“Somos absolutamente contrários. Só trabalhamos com evidência científica, não há teste, nenhuma evidência da eficácia disso. Se uma paciente perguntar “posso usar?”, eu vou dizer “não pode”, não há nenhuma comprovação científica, portanto, não tem como saber se faz bem ou mal”, explica Dr. João Steibel.
Natália Teixeira
Deixa eu te contar um segredinho que todo mundo já sabe: a ciência ocidental quer te ver entupida de remédios! Quanto medo de viver e experimentar a vida! A não ser que vc tenha alguma doença não há riscos!
Priscilla Picasky da Costa
Vou comer a minha também!!
Sônya
O povo esta cada dia mais surtado. É o fim dos tempos mesmo! Daqui a pouco vão estar comendo cocô porque os animais inferiores também comem e é natural. Daqui a pouco vão estar revirando e comendo lixo porque os animais fazem e é natural. Aff que nojo!Só pode ser ideia de esquerdistas e feministas radicais isso. Gente esquisita.
Claudia C Borges
Para além de toda a discussão sobre nojinhos, canibalismo, creio que o importante é pensar o que é realmente saudável. é preciso ter cabeça aberta e não simplesmente vociferar sua opinião esquecendo que do outro lado tem uma pessoa dotada de razão e de vontades assim como você. Estas coisas claramente culturais. houve um tempo em que não se comia orelhas, pés e outras partes do porco por não serem partes nobres e estas eram dadas aos escravos com feijão preto. Deste ato surgiu a feijoada um prato que é especialidade em alguns lugares e com preços altíssimos dependendo do caso. Não creio que chegaremos a encontrar um X -Placenta por ai, mas é possível que esta pratica se torne cada vez mais comum.
Evelin
Qual o embasamento científico que voces tem pra dizer esses “benefícios”??
Andrea
Jesus é o embasamento cientifico maior minha querida
Natália Teixeira
Existem pesquisas Evelin.
Mas para mentes preconceituosas nenhuma pesquisa será suficiente. Fique em paz!
Leandra Oliveira
Bem, eu não comeria não. Mas respeito quem pratica tal ação e desejo sorte a todas…
Natália Teixeira
Jesus! Esses comentários demonstramcomo o ser humano se encontra na total ignorância! E sim, muita gente tá ganhando dinheiro oferecendo encapsulamento de placenta – exatamente para que a indústria farmacêutica não lucre cada vez mais com antidepressivos e medicamentos para crianças mal nutridas. Quanto amor materno no coração das mães que preferem se intopir de remédios em pleno aleitamento a receber os benefícios do órgão que manteve a vida do seu bebê por 9 meses! Talvez nem se preocupem em amamentar e eu com minha concepção ultrapassada de maternidade… Tô vendo que tem tanta gente com nojinho de ser gente que preferia ser uma pedra! E a história continua, como disse Jesus em seu tempo, a informação preciosa nessa matéria é pérola aos porcos! Mas ainda assim gratidão a autora pela sua coragem. Quando a humanidade resolver caminhar pelo caminho da sabedoria, seu esforço será lembrado.
André
Não falta nada para a próxima tendência ser cocô in natura, coma um pouco das suas fezes durante o dia (ideal a quantia de uma colher de sopa bem cheia), mas não pode ser qualquer bosta, tem que ser a da primeira cagada do dia, pois é a que contem uma boa quantidade de hormônios, lipídios, enzimas, quanto mais amarela mais carga nutricional a merda possui, essa sim é a boa!
Mikessuel
Mamíferos comem a placenta pra eliminar o sangue e não atrair predadores…. A não ser que você esteja planejando parir no meio da planície do Kalahari, acho uma bobagem
Anna Letícia
Qual exatamente seria a “maneira adequada” de a conservar? E ao mesmo tempo você diz que a placenta era utilizada na medicina chinesa tradicional, mas que os benefícios só funcionam com a mãe e a criança. Seriam só esses benefícios listados exclusivos, e outros disponíveis a qualquer um? Clarifique, por favor.
Anna Letícia
Qual seria a “maneira adequada” de preservar essa? Você diz ao mesmo tempo que a placenta era utilizada na medicina chinesa tradicional, mas também que os benefícios só funcionam para a mãe e a criança. Seria que somente os benefícios listados especificamente são exclusivos, e que outros estão disponíveis para todos? Esclareça, por favor.
n
a sei lá nao parece ser tão ruim além traz benefícios sem comentários ruins falando de mim eu tenho minha opinião