Share This Article
Gerar a própria energia elétrica através de um sistema solar fotovoltaico é a vontade da maioria dos consumidores brasileiros.
Mas nem todos aqueles que já tiveram seu projeto instalado estão totalmente satisfeitos.
Segundo o estudo da empresa Grenner sobre o mercado solar de geração distribuída, referente ao 2º semestre de 2020, 9% dos entrevistados alegaram estar pouco ou nada contentes.
Isso significa que o painel solar não é vantajoso? Claro que não.
Afinal, se a tecnologia não fosse viável, ela não cresceria continuamente no Brasil, inclusive durante a turbulenta crise do ano passado.
Sem contar também os 88% dos entrevistados que afirmam estar satisfeitos ou muito satisfeitos.
O fato é que o resultado da pesquisa apenas ressaltou um passo importante para quem vai instalar seu gerador: a necessidade de se contratar uma boa empresa de energia solar.
Além de garantir uma instalação segura e com qualidade do kit de energia solar, isso permite ao consumidor obter exatamente o resultado prometido na proposta comercial.
As provas disso estão nos motivos apontados pelos entrevistados para a frustração com seu projeto.
Em primeiro lugar, o maior problema alegado foi a geração do sistema inferior à prometida pela empresa, o que normalmente resulta de erros técnicos no projeto ou instalação.
Como dependem da luz do sol para gerar energia, os sistemas precisam ser cuidadosamente dimensionados para conseguir atender à demanda elétrica de cada cliente/imóvel.
A pesquisa também mostrou que 16% dos entrevistados tiveram problemas decorrentes da instalação do seu sistema, como telhas quebradas, infiltrações ou mesmo o atraso na obra.
Isso mostra novamente a precariedade da mão de obra de algumas empresas e profissionais do mercado, muitas vezes carentes das capacitações técnicas exigidas para esses trabalhos.
Por todos esses motivos, é indispensável assegurar uma boa empresa na hora de instalar um sistema.
Como tudo na vida, aqui também não compensa ir atrás apenas de bom preço.
Lembre-se, você estará investindo numa tecnologia com quase 30 anos de vida útil, por isso terá um longo relacionamento com a empresa, que fica responsável por garantias e trocas.
As dicas nessa hora são buscar boas referências, pesquisar a história da empresa e sua experiência no mercado nacional, assim como casos de sucesso.
Só assim você garante um bom projeto e um sistema que entregue a economia que você precisa na sua conta de luz.