Share This Article
Enquanto os lixões não param de acumular plástico, há muitas pessoas que não tem um teto para morar. E o que uma coisa tem a ver com a outra, afinal? Para a EcoDomum, startup mexicana, tudo!
O grande “vilão” do meio ambiente – que demora centenas de anos para se decompor, enche lixões e polui oceanos – também é uma solução muito viável e econômica de moradia popular. A matéria-prima barata garante a acessibilidade da tecnologia, que tranforma plástico em paredes e telhados. Segundo a EcoDomum, uma casa com 40 metros quadrados custa aproximadamente U$ 280 dólares para ser construída.
E mais! Além de acessível, o material é durável e impermeável. A startup produz cerca de 120 painéis todos os dias, evitando que cerca de 5,5 toneladas de plástico sejam desperdiçados no lixo diariamente. Uma casa simples leva uma semana para ser construída e usa apenas 80 painéis — cerca de duas toneladas de plástico —, segundo o fundador da empresa, Carlos Daniel González.
Todo o processo de construção, desde a coleta e separação do plástico até a produção dos painéis e montagem das casas, é feito pela startup, que enxergou uma grande oportunidade de aquecer a economia local, enquanto resolve dois problemas: um social e outro ambiental.
Agora a empresa foca em expandir ainda mais a capacidade de produção e espalhar a iniciativa pelo país — e, por que não, pelo mundo?
4 Comments
Lígia Aracy D'Elia
Bom dia!
Gostaria de saber como construir casas,rápidas de baixo custo.
Tenho dois filhos que estão precisando de moradia, tenho a área para construir
que é onde moro.
E gostaria de mostrar no meu bairro e cidade inovações de sustentabilidade.