Share This Article
Já noticiamos aqui, no The Greenest Post, um sistema simples de ar-condicionado, feito com garrafas PET, que promete resfriar as ambientes sem gastar energia. Agora, dois engenheiros da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, desenvolveram uma solução ainda mais simples: trata-se de uma película – tecnológica e sustentável! – que substitui o ar-condicionado.
Anunciada na revista Science, a invenção de Ronggui Yang e Xiabo Yin tem a mesma eficiência dos aparelhos que usamos hoje, com a diferença de que não necessita de energia elétrica e nem de gases de refrigeração para funcionar. Basta instalar a película – feita de vidro e plástico – no telhado da casa e ela promete refletir a luz solar, evitando o aquecimento.
Segundo os fabricantes, o poder de refrigeração da tecnologia é de 93 watts por metro quadrado, em caso de incidência solar – e, de noite, o efeito é ainda maior por conta da ausência do sol! Os pesquisadores garantem que 20 metros quadrados de película são suficientes para manter a temperatura de uma casa em 20°C num dia em que os termômetros marcam 37°C. Aí sim!
E o melhor ainda não contamos: o material, quando estiver à venda, deve ter custo de produção de cerca de US$ 0,50 por metro quadrado. Ou seja, acessível a boa parte da população.
Pode vir, verão… Estamos prontos!
Foto: Divulgação
19 Comments
Danilo
Incrível! Precisamos de um desse urgente.
Jonas Ferreira
Quando chegar no Brasil o metro quadrado vai custar 30 reais.
beto faria
Não vai chegar no Brasil
Rodrigo
Idéia excelente, só precisa ser divulgado para que popularize!
Núbia Martins Bastos
agora resta saber onde contratar os equipamentos (recursos humanos) para fazer a instalação em nossas casas.
Débora
Poderia passar passo a passo? Estou precisando muito .
Isabel Vieira
Esse material está disponível no mercado? Existe também um manual de instalação?
rime
onde encontramos a película para comprar?
Emilia mell
E o aquecimento global fica como?
jose antonio
Esta película deve funcionar como um “Peltier”? (Não sei como escreve). Mesmo assim como foi dito em outros comentários, o calor vem de outras fontes também, inclusive pessoas, equipamentos eletrônicos, etc… Não vejo como isso deve funcionar e resfriar tanto assim.
Mauro Mallet
Jogada de marketing sem o menor fundamento científico, já existem diversos isolantes térmicos muito eficientes para telhados, lajes e forros mas não resolvem o problema porque o calor no interior de uma casa não é proveniente apenas da insolação direta sobre a cobertura, ele se irradia também pelas paredes através da insolação e pelas portas e janelas através do ar e até mesmo através do solo por transferência térmica.
Guilherme Francisco Botana
Totalmente de acordo.
Guilherme francisco Botana – Engº Mecânico
Tb
Exatamente, não dá para ir contra as leis da termodinâmica com uma película
Walter Cintra
Uma pena aqui no Brasil vai ser uma fortuna. Vcs acreditam que isso aqui vai chegar a preço acessível para a população???
Ricardo Leitão
Excelente produto!
Guilherme Francisco Botana
Totalmente de acordo.Sempre aparecem milagreiros com grande poder de marketing.
Guilherme francisco Botana – Engº Mecânico
Inez
Eu quero… Manda! Tenho ondas de calores terríveis e constantes.
André
No Brasil vai custar R$5000 o metro.
vania
Quanta ideia boa, não? O mundo não é só noticia ruim. Porque não divulgam essas notícias? Tem muita iniciativa de destaque no mundo e no Brasil, mas o povo só que divulgar o ruim e falar de coisas ruim! Amei esse canal!