Categorias: Energia

Película solar óptica pode aumentar eficiência de placas fotovoltaicas

Placas solares se tornaram a forma mais barata e sustentável de gerar energia elétrica no mundo hoje, motivos que reforçam a busca de cientistas pelo aumento da sua eficiência.

Um grande passo nesse sentido pode ter sido dado pela empresa finlandesa ICS, que alega ter criado uma tecnologia capaz de elevar a eficiência de placas convencionais em até 10%.

Chamada de Energia Solar Óptica (Solar Energy Optics ou SEO), a película é capaz de aumentar a quantidade de luz que chega na célula solar e, assim, impulsionar a sua produção elétrica.

“Encontramos uma maneira de absorver os raios de luz e transmiti-los com muita precisão”, explicou o CEO da ICS, Kari Rinko. “Os módulos solares se beneficiam diretamente porque um aumento na quantidade de luz torna o módulo solar mais poderoso”.

A ICS afirma que os ganhos podem ser ainda maiores em tecnologias inovadoras, como módulos solares transparentes e translúcidos.

Outra vantagem da película de SEO é que, ao invés do cobrir toda a placa, ela é aplicada apenas às bordas circundantes de suas células, o que reduz seu custo de produção, segundo Rinko.

“Como não cobre toda a área das células solares, oferece outras vantagens econômicas, economizando o custo do material”.

O CEO ainda afirma que a tecnologia é capaz de resistir aos mais de 25 anos de durabilidade do painel solar: “Nossa tecnologia de filmes de SEO é baseada em ópticas de cavidades integradas que não são expostas a influências externas ou contaminação e, portanto, têm a mesma vida útil que a própria placa solar”.

Segundo a ICS, a sua película é comprovadamente mais eficaz do que qualquer processo de absorção de luz que tenha sido introduzido e testado até agora na indústria.

De fato, o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, na Alemanha, confirmou que o aumento no desempenho de placas solares convencionais com a película varia de 5% a 10%.

Utilizando um processo de fabricação econômico, a empesa afirma que está pronta para implementá-lo em escala industrial a nível global.

O próximo passo é iniciar a produção piloto, a fim de convencer os fabricantes de energia fotovoltaica em todo o mundo da viabilidade e vantagens da sua tecnologia.

Caso mostre-se eficaz, a película SEO poderá ser uma solução barata para aumentar a eficiência de placas solares e ajudar a reduzir ainda mais os custos da tecnologia fotovoltaica.

Ruy Fontes

Formado em Letras-Inglês pela Universidade Estácio de Sá, apaixonado por tecnologias e sustentabilidade, atua como gestor de conteúdo na agência #movidos.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Ruy Fontes

Posts recentes

Energia solar mantém crescimento e fica mais atrativa para brasileiros em 2020

Por muitos anos, o governo brasileiro ignorou o potencial da energia solar como fonte limpa,…

5 horas atrás

5 fatores que influenciam no preço final do seu projeto de energia solar

Economizar na conta de luz é uma realidade para cada vez mais brasileiros que instalam…

5 dias atrás

Os 5 Principais Motivos Pelos Quais Todos Querem Energia Solar

Gerar a própria energia elétrica é a vontade da grande maioria dos consumidores brasileiros. Segundo…

2 semanas atrás

Países podem ser 100% alimentados por energia limpa, segundo IRENA

Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), é possível alcançar um setor elétrico mundial…

4 semanas atrás

11 toneladas de produtos orgânicos são doados para moradores de Paraisópolis

A Enel Distribuição São Paulo está doando 11 toneladas de produtos orgânicos – verduras e…

4 semanas atrás

Jornada de Agrofloresta: como plantar comida sem veneno e regenerar a Natureza

A Agrofloresta é considerada a agricultura do futuro. É uma nova forma de cultivar alimentos…

1 mês atrás