Share This Article
Sediada na cidade de Burtonsville, nos Estados Unidos, a SolarWindow é pioneira em pesquisa e desenvolvimento em geração de energia elétrica em superfícies translúcidas. Sua atividade principal trata da aplicação de resinas líquidas sobre vidros e painéis, que posteriormente se solidificam e formam uma camada geradora de energia solar com eficiência cinco vezes maior que tecnologias atuais.
A empresa anunciou seus planos de expansão no setor de geração de energia limpa: cientistas aplicaram camadas de resina líquida em vidros flexíveis de tecnologia Corning Willow e laminaram em condições de alta pressão e temperatura, como nos processos industriais. O resultado? Foi criada a primeira película de vidro flexível, com espessura de um cartão de crédito, produtora de eletricidade a partir de luz solar.
Com esta nova descoberta, torna-se tangível e muito mais prática a utilização desta tecnologia em nossa realidade. A variedade de aplicações do produto é extensa: estas películas podem revestir vidros de arranha-céus, tornando prédios inteiros em geradores de energia, ajudando a reduzir as emissões de carbono na região. E mais: podem cobrir quaisquer superfícies de carros, caminhões, ônibus, aviões e barcos para gerar energia elétrica operacional.
Meios para comercialização do produto estão sendo amplamente estudados. Uma vez que, além da aplicação ser prática, a manufatura é muito rápida: os vidros são feitos em bobinas superiores a 400 metros quadrados, maximizando o volume de produção e reduzindo custos. Como último atrativo, testes e estimativas indicam que este investimento tem prazo de retorno de 1 ano, considerado interessante se comparado a tempos convencionais de 10 anos ou mais.
14 Comments
Elisa
Que fantástico! !!!!
Sou apaixonada por novas tecnologias que nos ajudem a não explorar a natureza destrutivamente. Posso postar esses artigos no Facebook?
Guilherme Lupino
Muito obrigado Elisa! Pode postar, sem problema!
Sebastião
Meu nome é Sebastião Gomide
Gostaria de estar informado de toda teclogia neste sentido
Energia solar e a solução pra melhorar o globo terrestre
Oswaldo de Souza Garcia Filho
Qual é o princípio desta tecnologia para produzir cinco vezes mais do que uma célula de silício?
Artur Guedes
Também gostaria de saber.
A geração de energia elétrica feita pelos painéis é feita através de semicondutor dopado, criando uma barreira de potencial na junção PN. A partir daí, o efeito fotovoltaico pode acontecer com incidência da onda eletromagnética (fótons) sobre o painel.
Não entendo como uma resina vá maximizar essa geração. O que poderia maximizar a geração seria conseguir aumentar o efeito fotovoltaico que hoje se restringe a faixa de comprimento de onda da luz visível, tendo todas as outras faixas incapazes de contribuir com o efeito fotovoltaico por um série de fatores,como recombinação de eletróns, resistência em série, gradiente elétrico favorecendo perdas, fótons com energia demais ou energia de menos fazendo com que os eletróns não consigam energia para vencer a barreira de potencial.
Péricles Spinelli
Também sou curioso e entusiasmado com novas tecnologias. Qdo estiver disponível certamente vou instalar na minha propriedade
Ricardo Rizzotto
Toda semana sai um produto revolucionário, mas que nunca chega ao mercado. Grande maioria é só marketing, ou enganação mesmo. Teria que ir à fundo pesquisar antes de espalhar noticias que provavelmente não se concretização.
Guilherme Lupino
Esta tecnologia tem colaboração do Departamento Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos, e tem incentivos para avançar à fase de produção.
Wilson
É ideia superinteressante, porém tudo que o brasileiro faz para melhorar a vida do brasileiro e a natureza o governo procura dificultar porque ele deixa de arrecadar, nesse caso, sobre a energia ou vai criar um imposto alto pra quem usar. É muito difícil esse país. Contudo, parabéns pra esses pesquisadores.
Jose Overland
Olá Guilherme ótimo dia brother!
Já está disponível este material
Como conseguir comprar
EMANOEL TEÓFILO DE ARAÚJO BATISTA
TAMBÉM SOU APAIXONADO POR TECNOLOGIAS REVOLUCIONÁRIAS. PORÉM, ALGUMAS DESSAS NOVAS TECNOLOGIAS JAMAIS CHEGARÃO SEQUER AO NOSSO CONHECIMENTO, PORQUE INTERFEREM NOS INTERESSES DAS GRANDES CORPORAÇÕES QUE, POR ENQUANTO, AINDA MANDAM NO MUNDO.
Alberto
Boa tarde Guilherme , sempre gostei da ideia do aproveitamento da energia solar , e tenho grande interesse nessa nova tecnologia pois é o futuro e a facilidade de instalação é super pratica, como posso obter maiores informações a respeito ?
Obrigado Alberto
Dirceu Lara
Boa noite, fiquei curioso com a matéria, nota-se que estamos evoluindo, quero instalar energia solar em minha residência, e quem sabe um carro elétrico, mas os custos são altos, as placas tem uma certa vida útil, considerando o investimento e o tempo de ressarcimento, e o quê fazer com o descarte? ainda não decidi. Alguns dias verifique que no Estado de Minas Gerais tem uma empresa que fabrica película fotovoltaica mas não recordo o nome. Gostei muito gostaria de estar informado , obrigado.
watson macedo
meu apartamento, só da para estalar e energia solar no peitoral de vidro, como eu faço.