Paris reformará pontos turísticos para ficar mais amigável a pedestres e ciclistas

Paris reformará pontos turísticos para ficar mais amigável a pedestres e ciclistas
25 abr 2016

Uma das cidades mais charmosas do mundo, Paris possui muitos pontos turísticos com intersecções apenas para carros, o que torna o acesso de pedestres e ciclistas um tanto complicado. Para tornar a cidade um pouco mais convidativa — e ainda mais linda! —, a prefeitura está planejando reservar pelo menos 50% do espaço das ruas para pessoas (e não automóveis!).

Em 2013, a Place de la République foi reformada e hoje é um ambiente superagradável, com sombras e espaços verdes para as pessoas. A transformação foi tão bem aceita por turistas e, principalmente, pelos parisienses, que a prefeitura decidiu continuar as reformas.

Na famosa Bastilha de Paris, o quadrado será reconectado, por meio de um meio-fio, criando espaços verdes e confortáveis para admirar o ponto turístico. Na Place de la Madeleine, além de espaços verdes para pedestres, terá um mercadinho. Já no Place de la Nation, que já é um espaço público e ocupado, a prefeitura colocará uma ferramenta de inteligência urbana que equipará a praça com câmeras para saber quantas pessoas, em média, visitam o local.

A ferramenta será importante para fazer testes de ocupação urbana. Por exemplo, o que acontece se os carros forem proibidos nas intermediações? Ou se forem colocados mais bancos e ciclovias nas praças? As obras começaram em 2017 e, segundo a empresa responsável, já evitam gastos públicos com manutenções viárias desnecessárias. Bem, já está mais do que comprovado: se as cidades fizerem ciclovias, os ciclistas virão

Os carros ainda estão longe de sair das ruas de Paris, ao contrário de Oslo, na Noruega, que pretende tirar todos os carros das ruas até 2019. Mas não seria má ideia: a cidade já sofre com péssima qualidade do ar em dias muito quentes e secos e foi obrigada a banir carros a diesel em determinados períodos do ano.

Fotos: Sophie Robichon _ Mairie de Paris



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram