Paris bane todos os carros produzidos antes de 1997

Paris bane todos os carros produzidos antes de 1997
18 jul 2016

A capital francesa sofre com sérios problemas de poluição por conta da quantidade de carros que movimentam a cidade (praticamente todos movidos a diesel, o pior dos combustíveis em termos de poluição). Por isso, há uma série de esforços para reduzir o uso dos automóveis particulares.

No início do ano a cidade anunciou uma reforma nos principais pontos turísticos para deixá-los ainda mais amigável para pedestres e ciclistas (e assim incentivar deixar o carro um pouco de lado). Agora a medida nova é banir carros produzidos antes de 1997 das ruas, em nome da melhora da poluição do ar local.

Durante a semana, entre oito da manhã e oito da noite, carros mais velhos que 19 anos não poderão entrar na cidade. Por enquanto, finais de semana e horários não comerciais ainda estão liberados (o que acabará em 2020 — e a política será atualizada para carros construídos antes de 2010).

Além disso, carros elegíveis terão que colar adesivos que comprovam a Certificação de Qualidade de Ar, medida ainda em teste no resto do país. O selo tratá também a idade do carro, o que facilitará o monitoramento do cumprimento da lei, que será feito pelos policiais municipais.

Para os carros que forem pegos “quebrando” as novas regras, a multa pode variar de 35 euros a 450, dependendo das características e condições do automóvel. A ideia também é criar vantagens para motoristas de carros elétricos ou de baixo consumo de gasolina.

Outros países como a Holanda e Índia prometem proibir o uso de carros não elétricos até 2025 e 2030, respectivamente. Conheça cinco cidades que estão prestes a se tornar zero carro!

Foto: Don O’Brien/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram