Paraná investe em profissionais da área ambiental e oferece 120 vagas de residência

Paraná investe em profissionais da área ambiental e oferece 120 vagas de residência
16 maio 2016

Atenção estudantes de Engenharias, Arquitetura, Direito, Biologia, Geografia e Geologia! Em breve, profissionais recém-formados nesses cursos, além de funcionários públicos da área ambiental, poderão participar do Programa de Residência Técnica Ambiental e Especialização em Engenharia e Gestão Ambiental do governo do Paraná.

A ideia é investir nos profissionais da área – tão fundamental para que tenhamos cidades mais sustentáveis. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Seis universidades públicas farão parte da iniciativa, sob a coordenação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ao todo, serão ofertadas 120 vagas: 70 para residentes, que serão bolsistas e atuarão no sistema público estadual, e 50 dedicadas exclusivamente para servidores públicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e suas autarquias. A expectativa é de que as atividades do programa iniciem já no início do segundo semestre de 2016 e ajudem na formação profissional de recém-formados, ao colocá-los para “pôr a mão na massa”.

“É uma relação de ganha-ganha. Você tem a troca, porque esses profissionais vão desenvolver uma atividade acadêmica e uma atividade prática. Ao final do curso, eles devem fazer um Trabalho de Conclusão de Curso, que estará vinculado a alguma atividade da secretaria ou do instituto que está trabalhando. Assim, a SEMA, ao final do projeto, terá um trabalho que pode ser continuado por outros residentes, e o residente tem esse conhecimento da área pública, dos trabalhos, dos processos, da dinâmica dos programas e projetos que desenvolvemos aqui”, diz Vinício Bruni, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Para participar, os profissionais devem ter até três anos de formação. Entre as entidades vinculadas ao SEMA em que terão a oportunidade de atuar, estão o Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Águas do Paraná, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências e Mineropar. O curso tem a duração de dois anos e a carga horária dos residentes é de seis horas diárias. Cada aluno deve receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1,9 mil para ajuda de custo e, ao fim do curso, recebe certificado de especialização e residência. Um incentivo e tanto para os profissionais da área, não?

Foto: Cai Santo/Creative Commons



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Quem fez curso superior de Gestão Ambiental deveria fazer parte desse grupo.

  2. Onde é quando vai começar as inscrições ?

  3. Como faço para participar?

  4. MARINA ALVES Diz: maio 18, 2016 at 12:11 am

    Como se inscrever neste projeto? Gostaria de mais informações, se possível. Email: marinapsa.ea@hotmail.com

  5. Espero que aceitem formandos de outros estados, porque adorei a ideia 😉

  6. Nemora Natali Susin Wickert Diz: maio 19, 2016 at 12:54 pm

    Onde me inscrevo?

  7. Rebeca Darc de Paula Santos Diz: maio 20, 2016 at 12:12 pm

    Como faço para me inscrever?

  8. Luana Soares Diz: maio 20, 2016 at 7:53 pm

    Onde é feita a incrição?

  9. Aguinaldo Diz: maio 20, 2016 at 10:47 pm

    A iniciativa é muito louvável mas por outro lado mostra a incompetência e a falta de vontade politica do governo do estado do Paraná em fazer concurso público já que todos os Órgãos Ambientais estão com deficit de pessoal. Ao invés de contratar profissionais vão colocar estagiários que sai mais barato.

  10. Como me inscrevo???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *