Share This Article
Centenas de famílias são diretamente beneficiadas pelo Programa Cultivar Energia, da distribuidora Copel, que mantém hortas comunitárias sob linhas de alta, média e baixa tensão da companhia no Paraná, permitindo um uso seguro e nobre dessas áreas.
Segundo a distribuidora, os benefícios são vários: as hortas garantem segurança alimentar, já que as pessoas estão consumindo alimentos livres de agrotóxicos, a integração social entre todos da comunidade também aumentou e tem ainda benefícios ambientais, já que muitas vezes as áreas sob linhas podem ser utilizadas de forma inadequada para descarte irregular de resíduos ou ocupações.
O programa teve início em 2013 e, de lá pra cá, já resultou na implementação das hortas em cidades como Curitiba, Maringá, cCascavel e Ponta Grossa. As que estão em vias de instalação abraçam ainda os municípios de Umuarama e Francisco Beltrão.
Cada horta produz, em média, de 3 a 3,5 toneladas de alimentos por mês, entre verduras, legumes, temperos, grãos, leguminosas, frutas, raízes, tubérculos e até mesmo ervas medicinais. As famílias são as principais responsáveis pelo cuidado com o cultivo, sempre acompanhadas da assessoria técnica da empresa. O que plantam e colhem nas hortas usam para consumo próprio e o excedente é encaminhado para doação ou venda.
Com o acompanhamento da Copel, o uso seguro dos locais é garantido – vale lembrar que áreas sob linhas energizadas podem oferecer risco quando mal utilizadas.
Assista, abaixo, ao vídeo na iniciativa.