Share This Article
Muitas cidades já perceberam que, além de insustentável, ter muitos carros na rua diminui a qualidade de vida da população e também prejudica sua saúde. Por isso, várias prefeituras estão se organizando para encontrar meios de reduzir o tráfego de veículos particulares e aumentar a aderência (e qualidade!) dos transportes públicos ou meios de transporte não motorizados – como a bicicleta, por exemplo. Confira cinco exemplos de cidades que são referência no assunto!
Além de zonas sem carro já implementadas, a cidade de Nova Deli, na Índia, decretou que no dia 22 de cada mês será “proibido” o uso de carro. Com isso, o governo pretende reduzir o índice de poluição (que é o maior do mundo) e melhorar a saúde de seus 16 milhões de habitantes.
Não há nenhuma punição para quem resolver dirigir nesta data e, por isso mesmo, a diretora executiva do Centro de Ciência e Meio Ambiente da cidade, Anumita Roychowdhury, acredita que a medida não será efetiva.“Para diminuir a poluição é preciso restringir carros por meio de políticas de estacionamento, taxas e escalação de transporte público”, diz.
Mesmo assim, no Dia Mensal Sem Carro, o prefeito de Deli, Arvind Kejriwal, andou de bicicleta, junto com seus colegas políticos e cidadãos, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, para dar o exemplo. “Nós precisamos deixar o carro em casa e usar o transporte público. A poluição em Deli só cresce, é preciso correr, andar de bicicleta — que também faz muito bem para a saúde”, comenta.
Foto:Y’amal/Creative Commons