Brasil vai passar a produzir painéis fotovoltaicos em grande escala (junto com Paraguai)

Brasil vai passar a produzir painéis fotovoltaicos em grande escala (junto com Paraguai)
02 nov 2015

Em breve, Brasil e Paraguai poderão instalar uma grande indústria compartilhada para a produção de painéis fotovoltaicos. O empreendimento faz parte do projeto Green Silicon (ou Silício Verde, em português), desenvolvido por meio de uma parceria entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e Federação das Indústrias do Paraná.

O projeto prevê a implantação de toda a cadeia de produção no Brasil, desde a extração de quartzo – principal matéria-prima dos painéis fotovoltaicos – até a montagem final das placas. A ideia foi apresentada durante o 2º Seminário Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento do Oeste do Paraná, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR).

“O Projeto Green Silicon é uma forma de trazer toda a cadeia de produção dos painéis solares – que hoje acontece principalmente na China, Alemanha e Estados Unidos – para o Brasil, tendo em vista que a matéria-prima para o desenvolvimento desses módulos é proveniente do próprio Brasil, que é o quartzo e o silício grau metalúrgico”, explica Maycon Vendrame, engenheiro eletricista da Assessoria de Energias Renováveis da Itaipu.

Foto: Greenpeace Polska/Creative Commons



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Sou candidato a compra um

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *