Share This Article
Ela é indispensável na sua vida e está cada vez mais cara.
Quando o assunto é energia elétrica, a questão hoje é: o que fazer para continuar consumindo sem gastar um absurdo na conta de luz?
Felizmente para você, e todas as pessoas que consomem energia elétrica, uma luz de esperança existe: a luz do sol.
Com um sistema de energia fotovoltaica você consegue gerar toda a energia elétrica que consome em sua casa ou empresa e, assim, economizar até 95% na conta de luz.
São mais de 25 anos de vida útil e diversas outras vantagens que atraem os consumidores e fizeram da tecnologia a líder do segmento de geração distribuída.
Confira abaixo os 3 passos extremamente simples para você ter energia solar em sua casa ou empresa e começar a economizar na conta de luz:
Passo 1: Simulação do Seu Sistema
Como a quantidade de energia que cada pessoa ou família consome varia entre si, os sistemas devem ser projetados e instalados especificamente para cada um.
O primeiro passo para você economizar na conta de luz com energia solar, então, é conseguir estimar o tamanho do sistema que você irá precisar para a sua casa ou empresa.
Para quem deseja ter uma ideia de quanto custaria ter um sistema de energia solar instalado em seu imóvel, existem simuladores que são totalmente on-line e gratuitos.
Além de simular os valores de um sistema fotovoltaico, a ferramenta também irá te mostrar o quanto você irá economizar de energia elétrica, tudo com base nas suas informações de conta de luz.
Passo 2: Orçamento do Seu Sistema
Após estimar o tamanho e o preço do seu sistema, o próximo passo é solicitar um orçamento junto a uma empresa solar.
Em contato com a equipe comercial, você poderá sanar todas as dúvidas, conhecer as marcas e modelos dos equipamentos, além de negociar as formas de pagamento e opções de financiamento.
Com a proposta fechada, a empresa dará seguimento no processo, realizando a visita técnica no local.
Nessa etapa serão coletadas as informações necessárias para o projeto e instalação do seu sistema, assim como a entrada na documentação para solicitação de acesso junto à rede da distribuidora.
Passo 3: Instalação e Conexão do Seu Sistema
O último passo para obter a sua economia é a instalação do seu sistema, quando a equipe técnica irá até o local para a fixação e conexão de todos os equipamentos.
O processo de instalação começa com a fixação dos módulos solares no telhado, que formarão o seu painel solar.
Segue, então, a instalação do inversor solar no local já pré-definido no projeto, que deve ser protegido e de fácil acesso, como uma garagem coberta, por exemplo.
Concluída toda a instalação mecânica e elétrica do sistema, que normalmente leva entre 3 a 4 dias para um sistema residencial, caberá então à distribuidora realizar a vistoria do sistema.
Estando tudo de acordo com o projeto apresentado, eles irão realizar a conexão do sistema à rede e farão a troca do relógio pelo modelo bidirecional.
E pronto! Com o seu sistema conectado e funcionando, agora é só aproveitar e consumir a sua energia com a tranquilidade de quem sabe que não irá mais receber uma alta conta de luz no final de cada mês.