Share This Article
Você tem uma alimentação saudável? A pergunta, aparentemente, fácil de ser respondida, é muito mais complexa do que você imagina. Último levantamento sobre o assunto, divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), apontou que um terço das frutas, vegetais, grãos e hortaliças consumidos, diariamente, pelos brasileiros contém quantidade de agrotóxicos acima do permitido.
Ficou assustado? Infelizmente, tem mais: cerca de dois terços desses alimentos possuem resíduos de, pelo menos, um tipo de agrotóxico que nunca foi sequer registrado no Brasil – como o azaconazol e o tebufempirade – e chegam no país por meio de contrabando.
Usadas para aumentar a produção agrícola, essas substâncias podem causar grandes prejuízos à saúde dos consumidores, provocando desde dores de cabeça e alergias a doenças mais graves, como câncer e distúrbios do sistema nervoso central – entre eles transtorno de déficit de atenção.
Por isso, ter uma alimentação saudável não depende, apenas, dos tipos de comida que você ingere, mas também da forma como são produzidas. Confira, abaixo, os 10 alimentos que mais possuem agrotóxicos acima do permitido, segundo último levantamento da Anvisa, divulgado em 2013, e comece a considerar o consumo de orgânicos.
1. PIMENTÃO
Número de amostras analisadas: 213 (100%)
Número de amostras reprovadas: 190 (89%)
2. MORANGO
Número de amostras analisadas: 211 (100%)
Número de amostras reprovadas: 125 (59%)
3. ALFACE
Número de amostras analisadas: 134 (100%)
Número de amostras reprovadas: 58 (43%)
4. PEPINO
Número de amostras analisadas: 264 (100%)
Número de amostras reprovadas: 111 (42%)
5. ABACAXI
Número de amostras analisadas: 210 (100%)
Número de amostras reprovadas: 86 (41%)
6. CENOURA
Número de amostras analisadas: 229 (100%)
Número de amostras reprovadas: 75 (33%)
7. LARANJA
Número de amostras analisadas: 227 (100%)
Número de amostras reprovadas: 63 (28%)
8. UVA
Número de amostras analisadas: 208 (100%)
Número de amostras reprovadas: 56 (27%)
9. MAMÃO
Número de amostras analisadas: 191 (100%)
Número de amostras reprovadas: 38 (20%)
10. TOMATE
Número de amostras analisadas: 151 (100%)
Número de amostras reprovadas: 18 (12%)
Foto: Abd allah Foteih/Creative Commons
6 Comments
Moacir
A própria ANVISA que libera os agrotoxicos
MAGALY PESSOA
eles não estão nem ai para nossa saúde com certeza eles não comem devem ter suas granjas particulares organicas a humanidade podem morrer ninguem está preocupado com nossa saúde mais DEUS contempla toda essa corrupção amem PastoraMagaly
Maria
Não sei pra que serve a ANVISA, faz a busca ativa dos alimentos com maior quantidade de agrotóxicos, e não realizar nenhuma intervenção. E a cada dia o número de câncer só crescem em todas as faixas etárias, e este órgão não se posiciona contra, os agrotóxicos são fabricados e vendidos no país sem fiscalização. E ainda vem o ministerio da saúde falar de alimentação saudável… Se em tudo tem agrotóxicos proibidos nos outros países. Muito triste depararmos com esse alto índice de câncer e sabemos que os agrotóxicos é uma fonte causadora.
paulo
Absurdo de incompetência, aliado à má fé com requintes de alta irresponsabilidade. Isto tinha de mudar. Nestes últimos 4 anos teve a abertura ainda maior para a entrada de agrotoxicos e outros produtos ainda mais danosos à saúde publica. Devia ser revista toda esta politica e alguma lei que fosse repassada capilarmente do plano federal para os estados e depois cidades ate atingir mercados, feiras livre e todos a cadeia de órgãos que comercializam alimentos para tomarem as devidas providencias tanto de fiscalizações mais frequentes quanto ao combate de comercializações. Se fechar o cerco começando pelo consumo vai chegar facilmente aos produtores criminosos, que cometem crimes livremente ate então.