Share This Article
Na época em que o Brasil ainda era uma colônia, os meios de comunicação tinham uma relação de interdependência com o Estado, ou seja, toda a informação que os leitores consumiam já tinha passado pelo filtro do Poder. A novidade é que continua sendo assim. Em pleno século 21! Claro que hoje em dia as grandes empresas também entraram no jogo (pesadamente!). Como podemos nos atualizar a partir de um lado só da história?
O jornalismo independente (ou alternativo) veio pra ser a oposição; aquele que foge dos padrões e interesses da grande mídia. A ideia é não ter rabo preso com ninguém e falar aquilo que não é falado.
Conversamos com o Alceu Castilho que escreve para, entre outras mídias alternativas, o Outras Palavras (um veículo que vale muito, muito a pena). E, assim como ele, acreditamos que cada vez mais nós somos os responsáveis pelas informações e conhecimentos que passamos adiante, principalmente agora com a internet, na qual todos somos potenciais “jornalistas”.
Não podemos continuar focados nas mesmas ideias, cheias de interesses travestidos de informação. Precisamos olhar para a diversidade. Esse é o futuro!
Por mais meios que expandam nossos horizontes!
Leia os textos do Alceu aqui.
Assista a uma parte da entrevista, abaixo.
Mantenha contato com o PorQueNão? também pelas redes sociais: no Facebook, Instagram e YouTube!
1 Comment
nei
O Brasil nunca foi colonia, até que em 1822 o falso grito de independência forjado pela maçonaria transformou o Brasil em colonia de parasitas e hoje estamos ameaçados pelo virus do comunismo que veio pra matar, roubar e destruir o povo brasileiro.