Share This Article
A Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica apresentou plano para preservação da natureza, que reúne 21 metas a serem cumpridas até 2030 por todos os seus 168 países-signatários. Entre eles, o Brasil.
Um dos objetivos do plano é conservar e proteger, pelo menos, 30% das terras e oceanos do planeta. O documento propõe ainda reduzir o uso de pesticidas em dois terços e eliminar completamente a poluição causada por plásticos.
Em relação ao tema Espécies Ameaçadas, a meta é reduzir o risco de extinção em pelo menos 10%. A Convenção quer ainda a diversidade genética dos animais selvagens e domésticos.
Uma outra meta do plano é educar as pessoas para que façam escolhas de consumo mais responsáveis e, assim, conseguir reduzir pela metade o desperdício de comida e de outros materiais no planeta.
Em relação aos negócios, sejam públicos ou privados, fica a proposta de que reduzam pela metade os impactos à biodiversidade em seus processos e tenham sempre práticas de produção sustentáveis.
A Convenção da ONU sobre Biodiversidade Biológica espera que o conjunto de metas “torne possível para a humanidade viver em harmonia com a natureza” até o ano de 2050.
O que você achou das metas? Factíveis?
Foto: Reprodução/Michel Roux
Com informações de ONU News