Olio: o aplicativo que quer revolucionar o mundo ao incentivar o compartilhamento de alimentos

23 jan 2019
Enquanto ⅓ dos alimentos produzidos no mundo inteiro é desperdiçado e acaba no lixo, muita gente está passando fome por aí. Em países desenvolvidos, mais da metade do desperdício de alimento é gerado por lares. Triste! A má destinação do lixo orgânico é o quarto maior responsável pelas mudanças climáticas – já que, ao se decompor, transforma-se em gás metano.
Com o singelo objetivo de transformar o mundo por meio do compartilhamento de alimentos, Saasha Celestial-One e Tessa Clark fundaram o aplicativo Olio. A plataforma, que usa geolocalização para identificar usuários próximos, permite “anunciar” gratuitamente o que sobrou do jantar na casa ou de um estabelecimento comercial. Desta forma, além de evitar mais desperdício, é possível alimentar alguém com fome!
Leia também: A ONG que recolhe alimentos que seriam jogados no lixo pelos supermercados e doa a quem precisa
Para participar, é preciso baixar o aplicativo na Play Store ou no App Store da Apple, tirar uma foto do alimento disponível para doação, bem como uma pequena descrição do item, e todos que estão nas redondezas recebem uma notificação da disponibilidade. Nós testamos e o aplicativo funciona normalmente no Brasil – apesar de poucos usuários.
Com mais de 635 mil usuários, a plataforma já garantiu o compartilhamento de 1,138,886 porções de alimentos em 32 diferentes países. O objetivo é estar presente no mundo inteiro até 2025! Para tanto, contam com um time de voluntários que permitem criar uma base de compartilhamento na região onde vivem.
A iniciativa, reconhecida mundialmente durante a COP 24, na Polônia, não deseja rentabilidade neste primeiro momento.
Olá! Sei que um grnade entrave aqui no Brasil na doação de comida são as proibiçoes. Sabe dizer se esse app pode resolver esse problema?