Share This Article
O Sítio Pau d’Água, vizinho da Ecovila Clareando, na cidade de Piracaia, a 90 quilômetros da capital paulista, promoverá no final de semana dos dias 30 de setembro e 1 de outubro a Oficina de Saúde Natural e Fitoterapia. Ministrado pela naturóloga e acupunturista Jímile Oliveira de Assis, o encontro visa ensinar os participantes de maneira interativa, a partir de caminhadas em meio à natureza para identificação e colheita de espécies. O valor da oficina, que inclui hospedagem, apostila digital e alimentação vegetariana, é de R$ 310. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail projetocasaclara@gmail.com.
Jimile passou um ano pesquisando o uso de plantas para fins medicinais no sertão da Bahia. Aprendeu sobre os princípios das medicinas antroposófica, ayurvédica, chinesa e macrobiótica e acredita fortemente que o uso de plantas nativas tem um poder de cura bastante efetivo.
A oficina ensina como as pessoas podem fortalecer a saúde antes de ficarem doentes por meio do uso de plantas medicinais em diversas formas: compressas, chás, xaropes, inalações, cataplasmas, escalda pés… E mais: quais os tratamentos naturais mais eficazes em caso de doenças.
Jimile aplica na sua própria vida os princípios que vai ministrar. Seus três filhos – de 4, 6 e 7 anos – nunca pisaram em um consultório médico ou tomaram qualquer tipo de remédio alopático. As crianças sempre foram tratadas com fitoterápicos da farmácia que a mãe planta no quintal. Graduada em naturologia aplicada, ela tem especialização em fitoterapia chinesa, acupuntura nas áreas de estética facial e corporal, ginecologia e obstetrícia. Sua formação ainda inclui cursos de massoterapia chinesa e acupuntura japonesa.
A oficina também vai abordar os quatro aspectos básicos da saúde natural: alimentação, respiração, pensamentos e movimento. “Cada um destes itens estão interligados e são fundamentais para que possamos ter uma vida saudável e cheia de vitalidade”, explica Jimile.
Os participantes ainda vão aprender a colher Pancs (Plantas Alimentícias Comestíveis Não Convencionais) para preparar uma das refeições da oficina. A ideia é que, ao final da imersão, estejão aptos a montar um cardápio básico para se alimentar de maneira nutritiva e revigorante no dia a dia.
Curtiu? Inscreva-se!
4 Comments
Manoel Fernandes Duarte
Adorei esta postagem.
Com sua licença, gostaria de apresentar meu depoimento devido a um resultado surpreendente que obitive com o tratamento fitorapico. Depois de mais de 30 anos de luta, meu VITILIGO esta pratiamente eliminado, estou muito feliz.
Por isso, hoje sou representante da empresa que fabrica este medicamento, empresa de mato grosso do norte e da amazônia. Digo com todas as palavras, VITILIGO TEM CURA SIM, assim como muitas outras doenças do corpo, tratada com a fitoterapia, acredite.
Cristóvão Pereira
Que medicamento fitoterápico você usou para o vitiligo Manoel?
Renato
Amigo: Teria muito interesse em saber o nome da Empresa para um amigo de Mato Grosso
Cristóvão Pereira
Só quero lembrar que pelo Brasil afora existem muitas “escolas” a ensinar fitoterapia
sem custo algum, aqui no entorno de Brasília temos pelo menos duas, quem é da área
sabe que o valor está muito caro, não justifica cobrar tanto.