Oficina ajuda a identificar virtudes para aprimorar vida pessoal e profissional

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
13 ago 2015

A Oficina das Virtudes é mais uma experiência inspiradora realizada por meio da Eco Rede Social. Nela, os participantes terão a oportunidade de despertar suas próprias virtudes para aprimorar suas práticas – profissionais e pessoais. Mas que virtudes são essas? O profissional de desenvolvimento organizacional e social Eduardo Rombauer, facilitador da oficina, explica, em entrevista exclusiva. Veja, abaixo!

ECO REDE SOCIAL: Qual o objetivo da oficina?
EDUARDO ROMBAUER: O objetivo é oferecer um espaço a qualquer pessoa que queira superar-se em uma situação prática da vida, para que possa desenvolver um novo olhar sobre si mesmo, buscando autoconhecimento e despertando suas virtudes para qualificar sua prática. Pode ser, por exemplo, a prática profissional, um pai, um ativista, um educador. A oficina acontece em quatro encontros, e todo o processo é construído baseado nas experiências de vida de cada pessoa.

ERS: Então é um grupo terapêutico?
EDUARDO: Não. Não é um encontro terapêutico, ainda que possa ter um efeito terapêutico para os participantes. O desenvolvimento de um novo olhar nos fotalece internamente e pode servir para focar em qualquer situação que a pessoa esteja vivendo. O participante ainda se capacita para aplicá-lo na interação com outras pessoas, cooperando para que elas também desenvolvam suas próprias virtudes. Um pai pode auxiliar o desenvolvimento das virtudes de seu filho, por exemplo, um educador com seus alunos, um profissional em sua organização.

ERS: A oficina é mais prática ou teórica?
EDUARDO:
A oficina trabalha com uma abordagem que vai além desta separação entre teórico e prático: é do começo ao fim ancorada nas experiências práticas das pessoas, que são exploradas a partir de outros modos de pensar os fenômenos da vida. A oficina se desenvolve baseada em três componentes:

– O primeiro é filosófico. Uma reflexão sobre como o pensamento moderno (cartesiano e platônico) limita a nossa capacidade de compreender a complexidade de cada situação. Em contraponto, nós encontramos outras referências de pensamento que nos ajudam a fugir das abstrações e entrar em contato mais direto com a realidade.

– O segundo componente é olhar para os desafios práticas nossas e do outro, e exercitar um olhar sobre cada prática e o papel de cada virtude nessas práticas.  Nos baseamos no pensamento do filósofo Alasdair MacIntyre, que nos ensina a reconhecer os benefícios que cada prática nos proporciona, e como encontrar as virtudes que nos permitem lograr esses benefícios.

– O terceiro componente é o desenvolvimento pessoal e integral. São propostos exercícios para que os participantes possam refletir sobre si mesmos e sobre a vida como um todo, para poder iluminar sua própria prática. A intenção aqui é que a pessoa construir um sentido mais profundo, que permita encontrar forças internas que a ajudarão a ressignificar sua prática e o por quê de cultivar certas virtudes.

ERS: E que virtudes seriam essas?
EDUARDO:
A gente não vai trabalhar virtudes x, y ou z, pois não estamos no plano cartesiano ou platônico, no qual “coragem”, “amorosidade” ou “determinação” são percebidas de uma maneira idealizada. É mais como um balaio de virtudes. Não importando o nome delas, mas o efeito que essa qualidade interna gera em cada prática, em cada situação – e como nós nutrimos estes potenciais em nós mesmos.

ERS: O que te motivou a criar essa oficina?
EDUARDO:
Trabalhei durante muitos anos junto à organizações dos mais diversos campos, contribuindo para a tomada de decisões difíceis e importantes. E percebi a necessidade de uma mudança na cultura das organizações, que frequentemente reconhecem a chamada “crise de valores”, mas encontram poucas referências para integrar o discurso com a prática.

Quando compreendi, como muitos já diziam, que a transformação na cultura das organizações começa pela transformação das pessoas, então comecei a estudar a fundo como integrar a transformação pessoal com estas mudanças no âmbito social. Conforme este estudo foi evoluindo na prática, principalmente ao longo de sete anos como aprendiz do sul-africano Allan Kaplan, fui sentindo cada vez mais uma necessidade de expandir esse trabalho para além das instituições. Quero também trabalhar diretamente com as pessoas, sem me restringir a um recorte institucional ou profissional.

Desde muito pequeno sou profundamente mobilizado pelos sonhos das pessoas que encontro, tenho uma paixão por ver as pessoas realizando seu potencial.  No fundo no fundo, é isso que eu busco para mim mesmo. Eu só ensino às pessoas aquilo que eu vivenciei, e agora me sinto chamado a compartilhar algumas das pérolas que encontrei neste caminho.

A Oficina das Virtudes é fruto de uma nova parceria entre Eco Rede Social e Escola São Paulo. Uma série de cursos e oficinas serão oferecidos conectando as duas iniciativas. Em breve mais novidades!


IMG_2048 copyEduardo Rombauer van den Bosch é profissional de Desenvolvimento, concluindo Mestrado em Prática Social Reflexiva pela London Metropolitan University e Proteus Initiative, e bacharel em Relações Internacionais. Facilitador experiente, atua na criação de novos espaços conversacionais nos quais a transformação pessoal e social possam ser integradas. Confira seu blog.

Ficou inspirado a desenvolver suas próprias virtudes? Clique aqui para inscrever-se na Oficina das Virtudes, de Eduardo Rombauer.


Foto: Deborah Krusemark/Freeimages.com



Eco Rede Social
Eco Rede Social

A Eco Rede Social tem como missão estimular, disseminar, compartilhar e realizar ações transformadoras que contribuam para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na direção da ética, desenvolvimento humano e da sustentabilidade. Uma plataforma que converge artigos, atividades de financiamento coletivo, livros, cursos, palestras, consultoria e relações internacionais, promovendo as condições necessárias para que o maior número de pessoas com os mesmos objetivos, possam realizar seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram