Nova técnica de produção de energia no mar pode abastecer o mundo todo

Nova técnica de produção de energia no mar pode abastecer o mundo todo
30 jun 2014

Hawaii sempre teve problemas energéticos e, não por acaso, foi lá onde surgiu a tecnologia que promete produzir energia suficiente para abastecer o mundo inteiro – e ainda estocar para casos de emergência. Hoje, a principal fonte de energia local é a queima de combustível fóssil.

O Laboratório de Energia Natural de Hawaii é capaz de bombear 53 mil litros de água gelada por minuto. Esta água é usada para diferentes razões econômicas, como criação de cavalos-marinhos, por exemplo. Mas pode ter um propósito ainda mais desafiador: produção de energia por meio das diferenças térmicas da água do mar, com uma técnica batizada de  Conversão de Energia Térmica do Oceano (OTEC), desenvolvida no local.

Em entrevista para o site MNN, o dr. Joseph Huang, cientista do Instituto Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica, afirma que se pudéssemos usar um por cento da energia gerada pela OTEC, o potencial é enorme: mais de 100 a 1.000 vezes o consumo mundial. “Não há nenhuma outra forma de produzir energia renovável que se compare à OTEC”, completa.

O principal desafio é o investimento. Para produzir 100 MW é necessário um bilhão de dólares. Salgado, né? Assista ao vídeo em que o engenheiro Robert Loudon explica como funciona a plataforma de demonstração.

Foto: philipgibbs/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *