Share This Article
Nunca se falou tanto na pegada de carbono! Conhecer na prática como calcular a Pegada de Carbono – metodologia que permite medir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) de um indivíduo, evento, organização, indústria ou produto – passa a ser crucial para entender o impacto de um negócio. Referências internacionais para o trabalho nesta área, a Greenhouse Gas Protocol e a ISO 14064 são os caminhos iniciais para adentrar um setor que movimentará mais de 160 bilhões em todo o mundo a partir de 2030.
Nós conversamos com a Diretora-Executiva da APCER Brasil, empresa portuguesa líder na área de certificação, Alessandra Gaspar Costa. Ela nos explicou o que é a famosa “Pegada de Carbono” e como podemos calcula-lá. “Usamos o Greenhouse Gas Protocol e a ISO 14064, medidas internacionais, para um cálculo assertivo e que crie uma base sólida para estabelecer estratégias que reduzam ou neutralizem emissões de GEE”, explicou a diretora.
Com o cálculo da Pegada de Carbono é possível traçar uma estratégia viável para redução e neutralização – como o uso de energias alternativas e o plantio de árvores, por exemplo. Cada tonelada de redução de emissão de GEE é convertida em um certificado para a empresa ou país, chamado Crédito de Carbono. A ideia de comercialização internacional consiste em, quando um país ou indústria não atingir as metas de redução de GEE, podem comprar esses créditos de quem os possui em abundância.
Alessandra Gaspar Costa é Diretora-Executiva da APCER Brasil desde 2010 e Vice-Presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade, a ABRAC. Formada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Alessandra também tem um MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Assista ao vídeo abaixo com o bate-papo completo.
Foto: ColiN00B/Creative Commons