Share This Article
Seja por fotos ou vídeos, registros de desmatamento incomodam a todos nós. Mas imagina, todos os dias, olhar ao vivo e em cores para as suas consequências? Marcelo Oliveira – mais conhecido como Marcelo Glider – é piloto e instrutor de paramotor e vive essa situação na pele.
Incomodado com as vastas áreas sem vegetação, que enxerga durante seus voos de paramotor, ele decidiu aproveitar que vive nas alturas para espalhar sementes por essas regiões e, assim, ajudar a reflorestar a cidade de Araçatuba, onde vive.
O município está de fato precisando! Localizado no interior de São Paulo, ele já sofre há alguns dias com uma crise hídrica – que, todos sabemos, tem relação direta com o desmatamento.
LEIA TAMBÉM:
Indiano planta sozinho floresta do tamanho de 800 campos de futebol
Reflorestar todo o território brasileiro custaria R$ 3,7 bi por ano
Drones semeiam áreas desmatadas em distância ideal para que brotem novas árvores
Não por acaso, as sementes escolhidas por Marcelo para reflorestar Araçatuba são de ipê. Ele as recolhe no chão das ruas do seu bairro, São Rafael, que tem vários pés dessa árvore. Daí, as coloca em saquinhos, que despeja lá do alto, durante seus voos de paramotor, nas regiões sem vegetação que ficam às margens do ribeirão Baguaçu e dos córregos da zona rural do município.
As semeaduras começaram no final deste mês de setembro e, se vão dar certo e de fato reflorestar a região, Marcelo ainda não sabe. Mas estamos na torcida!
De qualquer forma, apenas por decidir fazer algo a respeito e conseguir conscientizar a população sobre a situação de devastação que enxerga todos os dias durante seus voos, ele já está prestando um serviço e tanto à cidade. Alguém discorda?
Foto: Reprodução/YouTube