Share This Article
Mais de 82 milhões. Esse é o número de homens, mulheres, idosos e crianças que foram obrigados a abandonar suas vidas e percorrer longas distâncias para se refugiar em outras regiões do mundo, por conta de conflitos políticos, religiosos e/ou étnicos que acontecem nas regiões onde nasceram, segundo último levantamento da ONU.
Recomeçar suas vidas quando chegam em “terra segura” não é nada fácil. Faltam oportunidades. Ou faltavam, no que depender do buffet Les Cuistots Migrateurs (Os Cozinheiros Imigrantes, em português).
Fundada pelos chefs franceses Louis Jacquot e Sébastien Prunier, a empresa contrata apenas refugiados para trabalhar na sua cozinha. No cardápio, só comidas típicas dos países onde viviam. Assim, além de oferecer emprego, o buffet dá a essas pessoas a oportunidade de matar um pouquinho da saudade de casa e mostrar sua cultura ao povo francês – para, quem sabe, acabar com a xenofobia.
O quadro de funcionários da Les Cuistots Migrateurs conta com chefs de países como Etiópia, Sri Lanka e Síria, que servem em diferentes eventos franceses. O sucesso é tamanho que o Les Cuistots Migrateurs já tem até um foodtruck em Paris que vende aperitivos típicos da Síria.
Um pinguinho de oportunidade em meio a tanta desumanidade! <3