Share This Article
Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Então dá para imaginar o impacto de crianças, jovens e adultos ao ver, de perto, um barco de nove metros (!) e 10 toneladas (!) feito exclusivamente com plástico descartado de forma incorreta pelas pessoas no meio ambiente.
Trata-se do FlipFlopi, veleiro 100% construído com garrafas PET e chinelos coletados nas estradas e praias do Quênia.
Desde setembro de 2018, o barco navega pelos oceanos Atlântico e Índico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho, que banham o continente africano, conscientizando as pessoas a respeito das consequências daquele “pequeno lixo plástico” que cada um descarta de forma incorreta e que acaba virando um grande problema ambiental – capaz de construir um barco.
A iniciativa é do operador turístico Ben Morison, que se assustou com a quantidade de objetos plásticos que contou na costa do Oceano Índico em uma despretensiosa caminhada pela praia. Inconformado, pensou em uma forma divertida (e eficaz!) de chamar a atenção das pessoas para o problema. E conseguiu! Afinal, não dá para esquecer tão cedo a visão de um barco gigante construído com lixo plástico.
Essa é só mais uma iniciativa bacana do Quênia, que anda dando um show de sustentabilidade. Confira mais algumas notícias abaixo!
• Quênia proíbe sacolas plásticas e número de animais marinhos sufocados por elas cai 67%
• Nova lei do Quênia irá punir fabricantes e usuários de sacolas plásticas
• Mulheres no Quênia voltam a estudar graças a escola móvel. Veja vídeo!
• No Quênia, empresa produz carvão de cocô (mais barato, eficiente e sustentável) para substituir carvão mineral