Prédios do Brasil todo podem ser obrigados a ter sistema de captação de água da chuva

Prédios do Brasil todo podem ser obrigados a ter sistema de captação de água da chuva
18 set 2015

Consegue imaginar quantos litros de água tratada são desperdiçados, todos os dias, para fins não potáveis – como dar descarga e lavar o carro? Pois todo esse desperdício, em plena crise hídrica, pode estar com os dias contados no Brasil.

Tramita no Senado o PLS 324/2015 que determina que novas edificações devem prever a construção de um sistema de captação de água da chuva em seus projetos técnicos. Caso contrário, não terão permissão do governo para sair do papel.

Se aprovada, a nova medida valerá para todos os tipos de edificação: residenciais, comerciais e industriais – públicas e privadas. E mais: o PLS, de autoria do senador Donizeti Nogueira, determina ainda que construções já existentes também devem ser adaptadas para captar água da chuva, sempre que for técnica e financeiramente viável.

O PLS está sob análise na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e, ainda, precisa ser aprovada nas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle antes de ir para votação do plenário e da presidência. Você é a favor da medida?

Foto: Michael Coghlan/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Cofundadora do The Greenest Post, Débora Spitzcovsky é especialista em Sustentabilidade, com foco em Comunicação, Voluntariado e Desenvolvimento Local

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Curtiu nossa página?

RSS
Follow by Email
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram