Share This Article
A FAO, Organização para Alimentação e Agricultura da ONU, lançou ferramenta geoespacial que visa ajudar países de todo o mundo a conter a perda de florestas e o desmatamento, a fim de atingir os compromissos acordados na COP, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Na última edição do evento, em 2021, mais de 140 países (incluindo o Brasil!) – que, juntos, representam cerca de 90% das florestas do mundo – assinaram a Declaração dos Líderes de Glasgow sobre Florestas e Uso da Terra, comprometendo-se a deter e reverter a perda florestal e a degradação da terra até 2030.
“Informações transparentes e precisas sobre a situação e as tendências das florestas e do uso da terra dos países serão fundamentais para alcançar esta declaração ambiciosa”, disse Mette Wilkie, diretora da Divisão Florestal da FAO, durante o lançamento da ferramenta, que aconteceu em uma conferência anual do Google.
Segundo a FAO, a inovação combina infraestruturas de dados geoespaciais, como o Google Earth, com software de processamento de dados de código aberto, tornando possível antecipar os impactos das mudanças climáticas, evitar a perda de biodiversidade e proteger as florestas.
Para desenvolver a ferramenta foram investidos US$ 15 milhões, sendo que cerca de 67% desse valor – US$ 10 milhões! – foi doado exclusivamente pelo governo da Noruega. “Estamos convictos de que esse projeto ajudará países com florestas tropicais a aproveitar ao máximo a melhoria constante do acesso aos dados de satélite para implementar políticas ambiciosas de uso sustentável da terra e proteger suas florestas”, disse Espen Barth Eide, ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega.
De 6 a 18 de novembro, uma nova edição da COP acontece no Egito e reúne países de todo o mundo para debater novamente as urgências das questões climáticas.
Com informações da ONU News