Share This Article
Quem optou por deixar o carro em casa e passou pela principal avenida da cidade norueguesa Lillestrøm de bike ou a pé se deu bem! É que a prefeitura realizou ação para premiar financeiramente quem se locomove de forma mais sustentável pelas ruas do município.
Chamada de Pedágio Inverso, a intervenção foi surpresa. Pedestres e ciclistas que passavam pela avenida principal de Lillestrøm foram abordados por policiais locais – e comemoraram ao descobrir que ganhariam uma quantia similar a R$ 35, simplesmente, por abrir mão do carro na hora de se locomover pela cidade.
A ação durou, apenas, algumas horas, mas o governo acredita que foi suficiente para fazer a população refletir sobre seus hábitos de mobilidade – e, claro, mudá-los (nem que seja só para esperar a próxima intervenção-surpresa da prefeitura para remunerar pedestres e ciclistas). Você aprova a iniciativa?
Foto: Benjamin Linh VU/Creative Commons
2 Comments
JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO
Sim!! Claro que aprovo a bicicleta como transporte público. Aqui em São Paulo está longe disso acontecer.
JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO
Já tive duas bikes, mas fui roubado. Desejaria que uma empresa me doasse uma bike, tenho 64 anos de idade, preciso me locomover, todas as manhãs, faço maratona com minha esposa, é uma maravilha,
preciso de uma bike, me ajudem.