Share This Article
Por promoverem práticas conservacionistas, como a recuperação de solos, o tratamento de resíduos e o cultivo orgânico, 120 proprietários rurais de áreas pertencentes à Bacia do Rio Piraquara 1, no Paraná, serão beneficiados pela modalidade de Pagamento por Serviços Ambientais.
A maior parte do investimento, que neste primeiro momento será de R$ 750 mil, é proveniente da Companhia de Saneamento do Paraná, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piraquara. Ao todo, as 120 propriedades totalizam 884 hectares que preservam 589 hectares de áreas naturais.
A Bacia do Rio Piraquara 1 foi escolhida em função da sua importância para o abastecimento de água de Curitiba e da região metropolitana, e ainda por abrigar remanescentes florestais bem conservados. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, responsável pelos projetos de Pagamento por Serviços Ambientais no Paraná, adotou uma fórmula utilizada em outras ações semelhantes no país, em que todas as propriedades selecionadas vão pontuando conforme as boas práticas são implantadas.