Share This Article
O respeito à natureza e o incentivo ao uso consciente de recursos naturais como água e energia fazem parte da rotina dos estudantes do Colégio Cristo Rei, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná. E não é só por meio de teoria!
Projeto liderado pelo Grêmio Estudantil, em parceria com a Associação de Pais e Mestres, fez uma porção de mudanças sustentáveis na instituição. Entre elas, revitalizou o pátio do educandário com um jardim, passou a armazenar a água da chuva em uma cisterna e reaproveitá-la para irrigar uma horta e implantou placas fotovoltaicas para produção de energia solar.
Com o engajamento dos alunos e a ajuda de parceiros, no local foram instalados 40 módulos solares, que permitem a produção de aproximadamente 1.400 kWh/hora por mês, o que equivale a quase 40% de toda a energia consumida mensalmente pelo colégio. O investimento do projeto, algo em torno de R$ 100 mil, se pagou em cerca de 2 anos.
“Como o sistema é modular, no futuro, ele pode ser ampliado para produzir 100% da eletricidade que a escola necessita. Para nós o que realmente conta é o envolvimento dos nossos alunos com o tema. Essa é a parte mais bonita da iniciativa. O colégio apoiou, mas a grande iniciativa foi deles”, conta o diretor Roque Cezar Barbosa. Segundo ele, a maioria das ações de sustentabilidade que o colégio implantou foram ideias dos próprios alunos.
1 Comment
Nelson Daher Junior
Educação é a chave para um futuro sustentável…parabéns a todos….