No Paraná, alunos se unem para implementar horta, cisterna e placas solares no colégio

No Paraná, alunos se unem para implementar horta, cisterna e placas solares no colégio
09 maio 2016

O respeito à natureza e o incentivo ao uso consciente de recursos naturais como água e energia fazem parte da rotina dos estudantes do Colégio Cristo Rei, na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná. E não é só por meio de teoria!

Projeto liderado pelo Grêmio Estudantil, em parceria com a Associação de Pais e Mestres, fez uma porção de mudanças sustentáveis na instituição. Entre elas, revitalizou o pátio do educandário com um jardim, passou a armazenar a água da chuva em uma cisterna e reaproveitá-la para irrigar uma horta e implantou placas fotovoltaicas para produção de energia solar.

Com o engajamento dos alunos e a ajuda de parceiros, no local foram instalados 40 módulos solares, que permitirão a produção de aproximadamente 1.400 kWh/hora por mês, o que equivale a quase 40% de toda a energia consumida mensalmente pelo colégio. A expectativa é que o investimento do projeto, algo em torno de R$ 100 mil, seja quitado até 2018.

“Como o sistema é modular, no futuro, ele pode ser ampliado para produzir 100% da eletricidade que a escola necessita. Para nós o que realmente conta é o envolvimento dos nossos alunos com o tema. Essa é a parte mais bonita da iniciativa. O colégio apoiou, mas a grande iniciativa foi deles”, conta o diretor Roque Cezar Barbosa. Segundo ele, a maioria das ações de sustentabilidade que o colégio implantou foram ideias dos próprios alunos.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Educação é a chave para um futuro sustentável…parabéns a todos….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *