Share This Article
Que o papel dos catadores de resíduos recicláveis é importantíssimo, todo mundo já sabe. Mas agora, o trabalho destes agentes deve melhorar no Oeste do Paraná. A classe acaba de ganhar um centro para a capacitação técnica em Santa Terezinha de Itaipu. O espaço deve ser utilizado para a formação de moradores das 52 cidades que compõem a Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop), além de Altônia (PR) e Mundo Novo (MS).
O convênio foi assinado entre a Itaipu Binacional e a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti), que já foi premiada por diversas instituições e órgãos governamentais. Para se ter uma ideia, a iniciativa chegou a ter um índice de 85% de participação da população na separação dos materiais recicláveis, com aproveitamento de 92% das 100 toneladas de resíduos coletados.
O valor repassado pelo convênio também será utilizado na criação de um espaço para visitantes e para a instalação de um sistema de energia solar e de reuso da água no Centro de Triagem, bem como para a aquisição de uniformes para os catadores. Além disso, a Acaresti foi contratada para a coleta dos materiais recicláveis em Santa Terezinha de Itaipu – atividade até então realizada por empregados da prefeitura. Para tal função, será utilizado um caminhão entregue pelo governo do Estado.