Share This Article
Estudante da Universidade de Obagemi Awolowo, Segun Oyeyiola converteu um fusca movido a combustível fóssil (como todos os outros) em um veículo abastecido por energia solar e eólica — perfeito para o clima da região em que ele mora!
O projeto custou US$ 6 mil e contou com muitas doações da família e colegas, que deram ao nigeriano materiais que iriam para o lixo ou que, sozinhos, não tinham mais utilidade nenhuma para os donos.
Com um painel solar gigante no teto e uma turbina eólica embaixo do capô, o carro também foi equipado com um sistema de suspensão, para garantir que o veículo aguente o peso de tanta tecnologia. Em entrevista ao site FastCoExist, o rapaz falou que quer “reduzir a emissão de dióxido de carbono que piora o aquecimento global e as mudanças climáticas”.
Atualmente, a bateria do fusca sustentável leva cinco horas para carregar completamente, mas Segun ainda está trabalhando no modelo e pretende realizar melhorias. Todo esforço vale a pena! O estudante demorou para juntar todo o material necessário para montar o fusquinha e ainda teve que lidar com os críticos que acreditavam que ele estava perdendo tempo — vê se pode!
27 Comments
Lauro Neto
muito interessante,
com aquela area de fotovoltaico ele produz pouca energia, então deve armazena-la em baterias, o carro fica 5 horas no sol e depois ele usa por 20 ou 30 km…,
mas a grande incógnita é – o que uma micro turbina eólica, (só caberia uma micro, do tamanho de um ventilador pequeno), faz debaixo do capo???
rodrigo
n sei cara kkkkk , eólica ficaria bom colocar num poste do lado da casa dele pra abastecer outras coisas
Yuri
Imagino que a pequena turbina seja para aproveitar o movimento do carro para recarregar um pouco as baterias e aumentar a autonomia. Da mesma forma o painel fotovoltaico continua recarregando as baterias mesmo com o carro em movimento.
Anderson
Não funciona dessa maneira Yuri.
Qualquer energia que essa turbina conseguisse gerar pelo movimento do carro seria zerada pela resistência que a mesma causaria no carro, exigindo mais energia das baterias. Termodinâmica básica.
Provavelmente é para ele abrir o capo e recarregar quando o carro esta parado.
Carrer
ele consegue aumentar mais a autonomia removendo o peso do gerador eólico do que mantendo ele no carro.
esse gerador ai é só para “falar que tem” pois do ponto de vista técnico é uma péssima escolha.
bruno
vai que quando freia o capo abre
Diego Luiz da Silva
eu deduzo que sim aquele painel nao vai recarregar a bateria em poucas horas talvez com sorte umas 5h a 10h
menos que isso acho que nao mesmo
Luciano Pinheiro Goto
Andar 20 ou 30 km já acaba sendo suficiente para ir ao serviço e voltar todos os dias, não dá para programar viagem, mas acaba sendo bem econômico.
Armando Reis
Quando o carro se desloca a turbina deverá aproveitar o efeito de solo. Palpita-me que esteja montada na horizontal e o mais junto ao solo possível!
Lucas
Não seria melhor instalar o painel solar em casa para recarregar as baterias ?
Júnior
E quando a carga da bateria esgotar ele coloca o fusca no guincho e volta pra casa pra poder carregar. É isso?
Meu nome não é jhonny
Da mesma forma que quando sua gasolina acabar, tu chama o guincho tbm.
Se não sabe ler não? Tem um painel GIGANTE em cima do fusca rsrsrs
João Donda
O mais viável seria andar no limite de suas reservas energéticas(sua autonomia), como se faz com combustíveis fósseis. Muito inteligente e positiva sua indagação.
Jbs
por isso que as coisas não vão para frente…..o povinho prefere ir no posto e gastar uma grana colocando gasolina e ferrando o planeta. parabéns!
Anderson
Isso é um calculo a se fazer.
Ver quanta energia extra o carro gasta para carregar o painel e ver se esse gasto é aceitável.
Richard
Vários críticos que sabem falar e não fazem, o cara faz do jeito que ele quiser, não gostou faz melhor bonzão, ou desenvolve algo pra ajudar e manda pro cara, se uma bicicleta eletrica já é difícil imagino isso…
Diego Luiz da Silva
cara o seu comentário foi o pior que eu ja li aqui
o fato dele fazer algo enjambrado como esta sendo isso nao faz dele melhor que qualquer um daqui, olha o que ja tem de carro elétrico no mercado e vai ver que é melhor que isso ai !!!!
Davidosn Esteves Nunes
O cara ta de parabéns! Pede pra galera que critica pra ver se conseguem fazer algo ao menos parecido com isso. Falar é muito fácil e esse bando de idiotas nem merece ser ouvido. Repetindo o cara tá de parabéns por seu fusquinha!!!
Cobroso
Mas fazer m.. Agnt faz no banheiro ne …kkk
jenriq
Esse hombre tá fora ‘do circuito’ de relevância industrial além vive num país q é 1 importante produtor de petróleo. Além de correr risco de vida pode ocorrer, se ele patentou o krro, q lhe comprem a msm por bagatelas e ‘morra’ numa gaveta ou q ele ‘morra’ no esqcimnt como tantos outros. No fim da dékda de ’50 na Argentina, 1 mendocino da kpital Mendoza da msm Província, inventou 1 motor a água. Knsado d’esperar a autorização legal da patente, colocou seu prototipo de motor no seu krro e andava pela cidade até q 1 dia foi detido, julgado e enkrcerado por ‘violar’ a Lei de combustíveis daqle pais, q aliás duma forma ou d’outra TODO pais tem 1 ‘Lei’ de combustíveis. E já tem-se passado disso no MÍNIMO 56a.; s/contar c/centenas de histórias semelhantes a esta pelo mundo todo. ‘Armadilhas’ há em qlqr lugar, pensem nisto. O presidente da TATA Motors d’India, anos atrás parece q murió em 1 momento ‘especial’ da sua fábrik, em fim qm viver verá!
JOSÉ EDISON DIAS
Podes crer, Davidson Esteves Nunes. Todo o aparato tecnológico de ponta que move o mundo hoje, o que anda debaixo d’água e entre a terra e o sol,e além dele, começou numa pequena fogueira,há milhões de anos,qndo o primeiro pensante sentiu frio e fez uma fogueira pra si, os amigos e a família.
Joseph Miguel
Eu acho que é uma tv de plasma no teto do fusca…kkkkmmm
alfredo
ele pode ter uma bateria reserva, que carrega em casa
Morvan
Algo que pode ser melhorado é o painel solar. Se ele, através de ajuda, doações ou financiamento de algum visionário, colocar um painel de alto rendimento, ele terá, grosso modo, o dobro do convertido por m² (os painéis civis geram, grosso modo, 17% de energia, enquanto os de alto rendimento, liberados para uso civil, geram por vola de 30%, com a mesma área física). Seria bom esse que argumento chegasse a ele.
Paulo
ao invés de ficar criticando ou achando defeitos pergunto…não é mais fácil dar os parabéns para o nigeriano…
Ronaldo
Tenho uma Best scooter eletrica que possui 4 baterias de 12/24.
Alguém saberia me informar se e possível ela ser movida com energia solar sem usar as baterias?
Denilson Fuentes
Pelo tamanho deve ser dois paineis de 320, num total de 640 Watts. pra mover este fusca precisaria de pelo menos 5000W. A não ser que tenha um banco de baterias e espera carregar pra poder andar.