Categorias: Inspiração

Nesta quarentena, aprenda a produzir frutas em apartamentos (em cinco passos)

Em tempos de distanciamento social, como estratégia para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), é preciso ter criatividade para ocupar a cabeça dos adultos e crianças. Que tal aproveitar o tempo mais livre do final de semana para cultivar dentro de casa – e até mesmo em apartamentos – algumas fruteiras, que lembram a infância no interior? Acerola, amora, goiaba, pitanga e jabuticaba podem ser cultivadas em vasos, no quintal ou na sacada de prédios. É o que diz o pesquisador da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atua na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), José Antônio Alberto da Silva.

O pesquisador explica que essas frutas nem sempre são fáceis de serem encontradas nos supermercados das grandes cidades. “São frutas com alto potencial produtivo e que possuem mercado nos grandes centros. Há pessoas, que por conta do saudosismo da época de vivência no interior, pagam caro por elas. O problema é que estragam muito rápido depois de colhidas, por isso, nem sempre são fáceis de serem encontradas no mercado”, explica.

Para driblar o problema, o pesquisador da APTA dá algumas dicas. Confira!

Plantio no vaso
O primeiro passo é adquirir mudas de boa procedência em viveiros idôneos. Isso evita que se compre plantas improdutivas ou que acabe levando para casa um tipo de fruta e mais tarde descobre que é outra.

Em tempos de pandemia, alguns viveiros estão fazendo entregas por delivery dessas fruteiras em São Paulo e no interior. A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), também ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comercializa mudas de fruteiras em Itaberá, Marília, Pederneiras, Presidente Prudente, São Bento do Sapucaí e Tietê. Mais informações a respeito podem ser consultadas aqui. O plantio pode ser feito no chão ou em vasos com pelo menos 40 litros.

  • Primeiro é necessário fazer um dreno com pedras no fundo do vaso, para evitar acúmulo e excesso de água.
  • Faça o plantio da muda utilizando terra fértil, rica em matéria orgânica, que pode ser facilmente encontrada em casas especializadas. Não utilize substratos puro, mas sim misturas com terra vermelha.
  • É necessário escolher bem o local em que o vaso ficará no quintal ou na sacada. Geralmente as fruteiras gostam de locais bem arejados e que batam sol pelos menos durante um período do dia.
  • É importante estar atento se a planta está com água suficiente. Sempre verifique se a terra está úmida, pois, tanto falta como o excesso de água faz mal a planta.
  • Faça adubação complementar a cada dois ou três meses, utilizando esterco curtido e formulações NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Se perceber que há alguma praga ou doença na planta, procure um engenheiro agrônomo.

Plantio no chão
Para o plantio no chão, devem-se ter os mesmos cuidados. A diferença é a necessidade de realizar a poda da copa das árvores mais frequentes. “Como no chão a planta tem mais espaço para se desenvolver, crescerá com mais vigor, por isso, a necessidade de sempre realizar a poda de ramos que crescerem demasiadamente e assim manter a copa no formato e altura que quiser. Vale lembrar que estas frutíferas não possuem sistema radicular muito agressivo, principalmente, quando é realizada a poda”, explica Silva.

Foto: Dis da fi we autumn fruit – Cullompton, Devon – Oct 2019 via photopin (license)

Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Redação

Posts recentes

Jardineiro “gangster” espalha plantações de alimentos nas calçadas de Los Angeles

Ron Finley tem um humor impecável ao falar de agricultura. Ele vem transformando o conceito…

24 horas atrás

Mergulho virtual nas águas de Belize ensina como proteger os oceanos

Por ONU Você gostaria de mergulhar nas águas caribenhas do Belize para aprender como proteger…

1 dia atrás

Como ter uma horta de temperos em casa? Aprenda a cuidar de 9 diferentes hortaliças!

O momento que estamos vivendo despertou o interesse de muitas pessoas por ter uma horta…

1 dia atrás

Amazônia registra recordes de focos de calor em julho

No dia 30 de julho, a Amazônia registrou mais um triste recorde: 1.007 focos de…

1 semana atrás

Supermercado comercializa hortaliças orgânicas produzidas em projeto social

Como forma de incentivar transformações positivas na sociedade, o Pão de Açúcar começa a comercializar…

1 semana atrás

Pessoas físicas agora podem contratar plano de assinatura de energia solar

Residenciais e produtores rurais mineiros poderão, a partir de agosto, contratar o serviço de Energia…

1 semana atrás