Share This Article
Muitos de nós já ouvimos falar sobre a possibilidade de povoar o planeta vizinho ou até mesmo fugir para lá em casos de catástrofes terrestres. Para que isso seja possível, é óbvio que precisaremos de oxigênio em Marte. A NASA já está trabalhando em uma solução para isso!
Um robô, gerador de oxigênio cuidadosamente projetado para o planeta vizinho será enviado em 2020. Batizado de Rover, o robô irá produzir oxigênio por meio da eletrólise de CO2, processo químico que separa moléculas por meio de uma corrente elétrica. A ideia é que o oxigênio não seja utilizado apenas para respiração mas também como combustível para foguetes.
O principal responsável pelo projeto, Michael Hecht do MIT, Massachusetts Institute of Technology, aproveita o que a atmosfera de Marte tem em abundância: CO2 para criar aquilo que precisamos O2. A engenhoca é apenas um teste que, caso dê certo, será potencializado para aumentar a capacidade de produção. A capacidade é de produzir 7 litros de oxigênio por hora.
Todo processo ainda é muito inicial e demanda muito tempo: estima-se que o sistema levaria duas horas para começar a produzir as moléculas de oxigênio. A solução é fruto de estudos que vêm acontecendo desde 2014. O que você acha dessas ações futurísticas, dignas de filmes de ficção científica?
1 Comment
antonio
A mente humana sendo usada para criar oquê só se pensaria do criador. Evoluimos tanto até agora, só nos falta parar de nos matarmos feitos animais irracionais…