Share This Article
Em vez de comprar vidas, que tal adotar uma? Essa é a proposta de uma loja pet shop de Limeira, no interior de São Paulo. Aberta desde 2016, ela nunca teve aquelas usuais (e tristes) gaiolas onde cães e gatos ficam expostos para compra. Isso porque a loja não vende filhotes. Muito pelo contrário: quer incentivar as pessoas a adotá-los, em vez de comprá-los.
Para tanto, o pet shop possui uma espécie de casa, onde moram animais que precisam de um dono. Qualquer cidadão de Limeira pode ir ao local e adotar um filhotinho, após preenchimento de formulário com requisitos básicos. “Diferente das feiras de animais, que possuem hora para acabar e é necessário tomar a decisão de adotar ou não na hora, a pessoa interessada tem mais tempo para planejar, pensar e até mesmo reorganizar a casa dela para receber o animal”, explicou Allahil, diretor executivo da rede 100% PET, no site da empresa.
Os animais adotados na loja já saem de lá castrados, com microchip de localização e com vacinas e vermífugo em dia. E mais: a Associação de Limeira de Proteção aos Animais, que é parceira da iniciativa, faz visitas periódicas aos adotantes, a fim de averiguar se os bichinhos estão sendo bem cuidados por seus novos donos.
Um incentivo e tanto para o fim da cultura de compra de animais. Afinal, bicho não é mercadoria, né?