Share This Article
Sol, praia, calor… você já imaginou a vida sem essas regalias? Pois Rjukan, cidade da Noruega com 3,400 habitantes, permanece no escuro durante seis meses – entre setembro e março. Este ano, porém, seus moradores tiveram razão para comemorar! Espelhos foram colocados em cima de uma montanha, há 450 metros da cidade, para refletir a luz solar.
Os três superespelhos, cujas posições são monitoradas por computadores, permitem que o centro da cidade seja iluminado durante o período. As pessoas, que já estavam acostumadas com a sombra, se mostram felizes. “É o sol (…) É tão aquecedor. Não apenas físico, mas mental”, diz Ingrid Sparbo.
Para nós, brasileiros, o sol é corriqueiro e muitas vezes alvo de muitas críticas. Mas teve gente, na Noruega, que viajou cinco horas só para ver sua luz! Casais de idosos e crianças também foram conferir a novidade.
Martin Andersen, artista responsável pelo rebuliço, acreditava ser triste uma cidade onde as pessoas precisavam viajar para sentir o sol. Para colocar o projeto em prática, Martin precisou de ajuda – ligou para Jonny Nerveen, que já havia instalado sistema semelhante em um vilarejo italiano em 2006. Depois de alguns cálculos, concluíram que o projeto era totalmente viável e colocaram a mão na massa!
Clique aqui para assistir ao vídeo, produzido pelo The Guardian, a respeito da iniciativa.
Foto: Reprodução/The Guardian