Share This Article
Já dizia o sábio: “Em vez de reclamar do calor, plante uma flor!“. Não é segredo para ninguém que regiões arborizadas trazem uma série de benefícios ao ambiente: clima mais fresquinho, menos poluição no ar, redução de barulho, menos riscos de enchente, mais umidade…
É por isso mesmo que o governo de Oxnard, na Califórnia, está com edital aberto para pessoas que moram na cidade e têm interesse em plantar uma árvore frutífera no seu quintal.
A ação é financiada pelo Fundo Californiano de Redução dos Gases de Efeito Estufa e pretende combater o aquecimento global da maneira mais tradicional do mundo: plantando árvores. De quebra, a população ainda ganha mais uma fonte de alimentação saudável.
O serviço é gratuito e, para participar, o cidadão só precisa responder a um formulário, em que já escolhe qual tipo de árvore frutífera vai querer no seu jardim. Entre as opções, há laranjeira, limoeiro, ameixeira, pessegueira, macieira e até abacateiro.
O governo, no entanto, já avisa que nem todos os cidadãos poderão ser beneficiados nesta primeira edição da iniciativa. A seleção daqueles que irão participar será feita com base na pontuação dos bairros de Oxnard no índice ambiental CalEnviroScreen: aqueles que residem em bairros mais impactados pela poluição serão priorizados. Justo, né?
Ah! E, se selecionado, o cidadão recebe um manual sobre como cuidar da árvore e assume termo de responsabilidade em que garante que irá cuidar dela direitinho.
Já pensou uma inciativa assim nas cidades brasileiras?
Foto: Divulgação