Share This Article
Após trabalhar durante anos como voluntário em Gana, o engenheiro Bem Markham percebeu duas sérias questões que precisavam ser resolvidas por lá: a falta de parquinhos para a criançada e de energia para as escolas. Markham, então, ligou os pontos e iniciou o desenvolvimento de playgrounds que gerassem eletricidade para abastecer a vizinhança. Afinal, energia as crianças têm de sobra!
A partir da ideia, e com o apoio da Birgham Young University, o engenheiro criou a ONG Empower Playgrounds, que produz uma série de brinquedos capazes de transformar energia cinética – do movimento das crianças – em energia elétrica. Segundo a ONG, cada brinquedo pode gerar até 150 watts, que são utilizados para abastecer a escola e iluminar o caminho dos estudantes com lanternas LED – já que a iluminação pública também deixa a desejar.
A instalação do sistema custa aproximadamente dez mil dólares. Parece caro, mas tem um ótimo custo-benefício: abastece 200 crianças por pelo menos cinco anos – o que significa um investimento de menos de um dólar por mês para cada criança.
A iniciativa de Markham já contemplou mais de 30 escolas africanas. Assista, abaixo, ao vídeo que mostra a festa da comunidade para receber o equipamento. Dá gosto de ver!
Foto: Divulgação
1 Comment